Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil desmantela grupo que atuava no tráfico de drogas em Santiago

Operação Taberna Occulta foi deflagrada cumprindo 25 ordens judiciais em seis cidades gaúchas

Publicação:

Prensa hidráulica na cor azul, ao lado de placa da Draco de Santiago da Polícia Civil, com fundo em parede branca
Durante cumprimento de um dos mandados foi apreendida uma prensa hidráulica

A Polícia Civil deflagrou a Operação Taberna Occulta nesta quarta-feira (09). A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santiago. O objetivo foi desmantelar grupo criminoso que atuava no tráfico de drogas no município. 

Foram cumpridas 25 ordens judiciais, sendo 13 mandados de prisão preventiva, oito mandados de busca e apreensão, um mandado de sequestro de bem imóvel, um mandado de sequestro de bens móveis, outro mandado de sequestro de veículo e um mandado de interdição de estabelecimento comercial.  

Durante as investigações que perduraram por mais de seis meses e que tiveram como alvo um extenso grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas em Santiago apurou-se que os investigados utilizavam um estabelecimento comercial como fachada para empregar parte dos valores captados com a traficância, inclusive, usando do espaço como ponto de venda de entorpecentes.  

Desta forma, foi representado judicialmente pela interdição do local, bem como pelo sequestro do bem imóvel, o que foi deferido pela Vara Criminal da Comarca de Santiago e cumprido pela Polícia Civil nesta quarta-feira.  

Os mandados de prisão preventiva dos investigados foram cumpridos nas cidades de Santiago, Jaguari, São Vicente do Sul, Santa Maria, Ijuí e Charqueadas. A maioria dos investigados que tiveram as prisões preventivas decretadas já se encontravam reclusos no sistema penitenciário, local de onde comandavam o esquema criminoso.  

Já os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Santiago e Santa Maria. Em Santiago, durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão, foi apreendida uma prensa hidráulica, que era usada na preparação de entorpecentes. A operação contou com o apoio de policiais civis das cidades de Santiago, Santa Maria, Jaguari, São Vicente do Sul e do efetivo da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas. 

Polícia Civil RS