Operação Consociatio prende integrantes de associação criminosa que praticava roubos no município de Gravataí
Publicação:

A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Gravataí, deflagrou, no dia de hoje (10/07), a Operação Consociatio, visando reprimir e combater associação criminosa que praticava roubos no município de Gravataí.
A operação teve início no mês de abril, após ter sido verificado um aumento no número de roubos de veículo no município de Gravataí, praticados por grupo criminoso. Desde o início da operação, foram cumpridos 14 mandados de prisão e 04 mandados de busca e apreensão. No dia de hoje, duas pessoas foram presas. Foram recuperados uma caminhonete S10, R$ 36 mil reais, 01 bicicleta (avaliada em R$ 18 mil), 02 aparelhos televisores e 01 videogame Playstation 5.
De acordo com a Delegada Luana Tamiozzo Medeiros, titular da 2ª Delegacia de Gravataí, “nem sempre os criminosos atuavam juntos em todos os crimes, havendo um rearranjo dos coautores a cada novo delito praticado”. Para a autoridade policial, um fato chamou a atenção: “um dos integrantes, apesar de ser menor de idade (17 anos) e não possuir antecedentes criminais, foi quem orquestrou algumas das ações, sendo verdadeiro mentor intelectual dos crimes”. O referido adolescente infrator foi apreendido e submetido à internação provisória na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase/RS).
Apurou-se que referida associação criminosa é responsável por praticar diversos crimes violentos ocorridos na cidade de Gravataí. Dentre eles, merecem destaque 02 roubos à residência, em que famílias foram feitas reféns por horas, sob a mira de armas de fogo e obrigadas a realizar transferência por meio de pix, ocorridos nos dias 22/04 e 28/05, do ano de 2025.
Ainda, foram apuradas as práticas de um roubo de veículo (também à mão armada e com restrição à liberdade da vítima, ocorrido em 30/04/2025) e um roubo a estabelecimento comercial à mão armada, em 29/04/2025.
Um dos suspeitos chegou a ser preso em flagrante delito, no dia 06/06/2025, com diversos bens objetos de roubo em sua residência, os quais já foram devolvidos às vítimas.
