Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Solutam combate o tráfico de drogas e armas ilegais na região metropolitana

Publicação:

.
80 policiais civis cumpriram 31 ordens judiciais.

Nesta quinta-feira (10/07), a Polícia Civil, através do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico- 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico, cumpre 31 ordens judiciais na Operação Solutam.

As 13 de prisões preventivas e 18 de mandados de busca e apreensão são cumpridas nas cidades de Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Estância Velha.
A ação tem como objetivo combater o tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas, bem como crimes de agiotagem. Também, o grupo criminoso era responsável por praticar extorsão, conhecido como “golpe dos nudes”, utilizando dados pessoais de servidor público.

Ao todo, 80 policiais participam da Operação, sendo presas 12 pessoas. Foram apreendidos celulares, entorpecentes, munições,  armas de fogo e  três veículos.

.
.

Início das Investigações

A ação foi desencadeada após prisão em flagrante de uma mulher responsável por comercializar armas de fogo em 2024, quando foi deflagrada a Operação Moratorium. Também, foi descoberto o envolvimento de um interno do Sistema Penitenciário no esquema de agiotagem.
Os membros da organização criminosa desenvolviam funções específicas para o cometimento dos crimes. Além disso, uma advogada era a responsável por abastecer os apenados com aparelhos celulares e entorpecentes, durante os atendimentos nas casas prisionais.
Cabe destacar que a advogada investigada já foi detida em 2021 levando celulares a detentos em um estabelecimento prisional de Charqueadas. Durante as investigações, em 02/06/2025, a suspeita, na condição de advogada e com o pretexto de prestar assistência jurídica, acabou sendo presa em flagrante no parlatório da Penitenciária de Montenegro ao tentar passar a um detendo, aproximadamente, 1 kg de cocaína.

.
.

A Operação

O Diretor de Investigações do Denarc/rs, Delegado de Polícia Alencar Carraro, reafirma o compromisso de atuação incessante no desmantelamento, prisão e descapitalização dessas Organizações Criminosas. “A Operação de hoje é mais uma demonstração de que a Polícia Civil/RS está atenta e vigilante às ações criminosas e que elas não irão prosperar dentro do estado do RS”, destacou o Diretor.

O Diretor Geral do Denarc, Delegado de Polícia Carlos Wendt, destaca que esta ofensiva reforça o compromisso do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico no combate ao crime organizado por meio de investigações qualificadas, que objetivam responsabilizar todos os indivíduos envolvidos, especialmente aqueles que estejam na cadeia de comando de grupos criminosos.

O Delegado Joel Wagner, da 3 DIN/DENARC, destaca que a Operação Solutam reforça o empenho da Polícia Civil em desarticular, descapitalizar e coibir o crime organizado, enfraquecendo suas bases financeiras e logísticas.

Polícia Civil RS