Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação regional de combate à violência doméstica resulta em prisões e apreensões de armas

Publicação:

WhatsApp Image 2025 07 09 at 19 46 42 (1)
--

A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (09/07), uma operação regional voltada ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com o cumprimento de mandados judiciais nos municípios de Frederico Westphalen, Vicente Dutra e Erval Seco. A ação resultou na apreensão de armamento ilegal e na prisão em flagrante de dois indivíduos pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso permitido e de posse de arma de fogo de uso restrito.

No total, foram cumpridas cinco ordens judiciais de busca e apreensão, expedidas pelo Poder Judiciário com base em investigações conduzidas pelas Delegacias de Polícia de Frederico Westphalen, Jaboticaba, Erval Seco e Seberi. As diligências tiveram como foco a localização de instrumentos utilizados ou potencialmente utilizados em crimes de violência doméstica.

Em Frederico Westphalen, os policiais civis apreenderam uma espingarda calibre 32 com sete cartuchos recarregados artesanalmente e uma pistola calibre .45, de fabricação espanhola, acompanhada de um carregador e quatro munições intactas. Um homem foi preso em flagrante pela posse de arma de fogo de uso restrito, sendo encaminhado ao Presídio Estadual de Frederico Westphalen.

No município de Vicente Dutra, durante o cumprimento de uma ordem de busca autorizada judicialmente, foi localizada uma espingarda e diversas munições mantidas de forma irregular. Um homem foi autuado em flagrante e responderá por posse ilegal de arma de fogo.

Já em Erval Seco, policiais civis apreenderam um rifle calibre .22, munições e um carregador, em diligência realizada na localidade de Linha Costa. Os objetos foram recolhidos e serão submetidos à perícia técnica.

A repressão aos crimes de violência doméstica exige atuação imediata, técnica e articulada, especialmente quando há indícios da presença de armas de fogo no contexto familiar, o que potencializa o risco às vítimas e dificulta sua proteção.

A Polícia Civil reforça seu compromisso institucional com a defesa dos direitos das mulheres, com a responsabilização penal dos agressores e com a adoção de medidas concretas para prevenção de novos episódios de violência.

 

Polícia Civil RS