Operação Cova Rasa é deflagrada no combate a homicídios e tráfico de drogas em Uruguaiana

WhatsApp Image 2024 07 16 at 07 30 04
--

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana, deflagrou nesta manhã (16/07) a Operação Cova Rasa, visando o combate e repressão aos crimes de homicídio, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, ocorridos em Uruguaiana.

WhatsApp Image 2024 07 16 at 07 30 09
--

Doze pessoas foram presas, durante o cumprimento de 51 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão, prisão e bloqueio de contas. A operação teve a participação da Brigada Militar (1º BPAF e do 6º BPChoque), do Instituto-Geral de Perícias e da Polícia Penal.

Segundo o Delegado Vinícius Seolin, a operação é oriunda de investigações que iniciaram após um homicídio ocorrido em 03 de abril, no bairro Cabo Luiz Quevedo, em Uruguaiana. Na ocasião, os agressores, que eram amigos da vítima, buscaram ela em casa e a levaram para um lugar ermo, onde pretendiam matá-la e enterrá-la em uma cova rasa já cavada. Apesar do plano, a vítima conseguiu fugir da primeira série de disparos e correu por cerca de 800 metros, sendo alcançada pelos agressores, que a mataram com pedradas na cabeça.

Os policiais civis da 1ªDP/Uruguaiana imediatamente foram até local do crime e diligenciaram na busca de elementos de informação e provas que pudessem auxiliar na elucidação do caso. Com o avanço das investigações, foi possível identificar os agressores e o mandante do crime de homicídio. Em paralelo, a investigação apontou para uma rede bem estruturada na comercialização de drogas, comandada de dentro do presídio, que realizava suas operações na cidade de Uruguaiana.

A Diretora da 4ª Delegacia de Polícia Regional/Alegrete, Delegada Daniela Borba, reforçou o esforço constante da Polícia Civil na repressão aos crimes de homicídio e tráfico de drogas: “A investigação qualificada permite a identificação dos autores, levando a consequente responsabilização penal de seus atos. A Polícia Civil atua diuturnamente para investigar e levar a responsabilização penal dos autores de crimes. Atos bárbaros de violência, especialmente homicídios, não ficarão impunes. A ação de hoje demonstra o comprometimento da Polícia Civil e trazer essas respostas à sociedade e levar os criminosos a responderem pelos seus atos”.

Conforme o Delegado de Polícia Vinícius Seolin, a atuação em conjunto das forças de segurança que atuam na região é fundamental para o êxito no combate à criminalidade: “É essa integração que tem alcançado sucesso em manter os índices de criminalidade em níveis baixos na região, reflexo da integração e troca de informações em prol da sociedade", destacou Seolin.