Operação Falso Grau investiga crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso em Canoas

WhatsApp Image 2024 07 16 at 08 58 00
--

A Polícia Civil, através de investigação realizada pela 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (1ªDecor) da Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCCOR), deflagrou a Operação Falso Grau, que visa comprovar a utilização de diploma falso por servidor público vinculado ao Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Canoas, para fins de percepção de função gratificada e vantagens financeiras a que não teria direito.

Nesta manhã (16/07), foram cumpridas ordens judiciais, dentre mandados de busca e apreensão, bloqueio de contas bancárias e apreensão de veículos automotores e restrição de venda, nos municípios de Canoas e Porto Alegre.

Segundo o Delegado Max Otto Ritter, o servidor teria se utilizado de diploma expedido por instituição de ensino do Rio de Janeiro para se beneficiar de valores, os quais somente poderiam ter sido pagos a quem possui graduação em curso superior.

Conforme o Delegado, os prejuízos causados aos cofres do Canoasprev correspondem a cerca de R$ 390.000,00 (trezentos e noventa mil reais), sem correção monetária.