Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil inaugura Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos

Nova estrutura reforça o combate aos crimes praticados em ambientes virtuais

Publicação:

Cerimônia de inauguração
Cerimônia de inauguração

Na manhã desta sexta-feira (15), a Polícia Civil deu um passo importante no enfrentamento aos crimes praticados em ambiente virtual com a inauguração oficial do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC). A cerimônia aconteceu na sede do novo departamento, localizado na rua 24 de outubro, nº 844, bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e contou com a presença de autoridades da segurança pública do estado.

Estiveram presentes na inauguração o Secretário Adjunto da Segurança Pública, Mário Ikeda, o Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro, a Subchefe de Polícia, Delegada Adriana Regina da Costa, o Diretor do DERCC, Delegado Eibert Moreira Neto, além de outras autoridades e convidados.

O DERCC foi criado por meio do decreto nº 58.095, de 07 de abril de 2025, com o objetivo de estruturar e centralizar a atuação policial no combate aos crimes praticados por meios digitais, como fraudes eletrônicas, invasões de sistemas, roubo de dados, disseminação de conteúdos ilícitos na internet, entre outros.

A criação do novo departamento atende à crescente demanda por investigação especializada nesse tipo de crime, que tem se tornado cada vez mais sofisticado e frequente, afetando tanto pessoas físicas quanto empresas.

Em sua fala, o Secretário Adjunto da Segurança Pública, Mário Ikeda, destacou a importância da criação do Departamento: “A realização deste ato materializa um avanço extremamente importante para a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Todos os dias nós recebemos no nosso telefone alguma ligação de algum criminoso querendo nos ludibriar, solicitando dados pessoais e nos induzindo a cair em algum tipo de estelionato. E a Polícia Civil, percebendo o avanço dos crimes virtuais, deu um passo extremamente importante com a criação de um Departamento específico no combate aos crimes virtuais.”

Para o Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro: “Quando se busca a especialização, os nossos resultados são melhores, e este Departamento tem mostrado desde sua criação uma efetividade muito grande. Os crimes cometidos no ambiente cibernético são maiores hoje já do que os crimes cometidos presencialmente, e o por óbvio, a Polícia Civil gaúcha, atenta a este movimento do crime, se antecipa e cria um Departamento Especializado. Nós temos um compromisso muito grande com a Segurança Pública. Hoje um Programa RS Seguro faz uma análise diária e continua de todos os indicadores de criminalidade, e a nossa meta sempre será a redução de todos os indicadores. Desta forma, não podíamos deixar de fora os crimes que não são visíveis, como são os crimes cometidos em ambientes virtuais.”

Segundo o Diretor do DERCC, Delegado Eibert Moreira, criação do DERCC simboliza um momento muito importante na Polícia Civil. “Dentro do cenário atual do crescimento de crimes cibernéticos, a criação do departamento simboliza o grau de prioridade que a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul está dando ao enfrentamento a esse modelo de crime, elevando ao mesmo patamar de importância do combate aos homicídios, narcotráfico e crimes patrimoniais violentos. Em um curto período já foi possível realizar 10 grandes operações, em 10 unidades da federação e executar a prisão preventiva de 41 indivíduos envolvidos em crimes virtuais, demonstrando o acerto da estratégia da Chefia da Polícia Civil na criação do departamento”, salientou Eibert.

Polícia Civil RS