Operação Pampa combate crimes rurais e abigeato
Mais de 600kg de carne e derivados irregulares foram apreendidos e mais de 400 cabeças de gado foram fiscalizadas
Publicação:

A Polícia Civil gaúcha deflagrou nesta semana a 2ª edição da Operação Pampa, que visa atuar no combate a crimes rurais e abigeato. Foram realizadas 15 ações policiais em 16 cidades do Rio Grande do Sul, mobilizando 10 Delegacias de Polícia e 60 policiais civis. Como resultado, mais de 400 cabeças de gado foram fiscalizadas e mais de 600 kg de carne e derivados irregulares foram apreendidos. A operação foi coordenada pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI), através da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab).
“A conclusão desta fase da Operação Pampa demonstra o compromisso contínuo da Polícia Civil com a segurança no campo. A Polícia Civil reitera a importância de que as vítimas de crimes rurais registrem o Boletim de Ocorrência, que é essencial para o direcionamento das investigações e operações. Para facilitar o processo, a instituição disponibiliza a Delegacia Online do Agro - Agrodol, ferramenta exclusiva para o registro de crimes no campo. Além disso, a colaboração com denúncias anônimas é fundamental para o sucesso das investigações. Esse espaço foi especialmente projetado para que as vítimas tenham uma Delegacia de Polícia na palma de suas mãos”, destaca o Diretor da Dicrab, Delegado Heleno dos Santos.
Ações em cada região
Região de Santo Ângelo, Ijuí, Bozano e Garruchos: A 8ª Decrab de Santo Ângelo expandiu suas ações de prevenção e repressão de crimes rurais para as áreas rurais de Santo Ângelo, Ijuí e Bozano, com foco especial no combate ao furto de defensivos agrícolas. As atividades incluíram patrulhamento, fiscalização e orientação aos produtores rurais, reforçando a atuação que a Delegacia já realiza na região de Garruchos.
Região de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande: Em uma das ações de maior destaque, o Núcleo de Combate ao Abigeato de Rio Grande e Região, com o apoio da Inspetoria Veterinária, inspecionou uma propriedade na divisa entre Santa Vitória do Palmar e Rio Grande. No local, 350 bovinos foram reunidos, sendo 80 com marcas suspeitas de receptação. Na ação, que contou com o empenho dos policiais em seus próprios cavalos, foi apreendida uma arma de fogo de calibre 22 e munições. Na mesma região, a Delegacia de Polícia de Santa Vitória do Palmar e a Brigada Militar realizaram fiscalizações nas localidades de Espinilho e Vila Anselmi.
Região de Passo Fundo, Mato Castelhano e Cruz Alta: A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Passo Fundo, em conjunto com a Brigada Militar, realizou ações de fiscalização e repressão de crimes rurais, especialmente abigeato, tanto nas vias de acesso à zona rural de Passo Fundo quanto em uma nova ação na zona rural de Mato Castelhano. A 4ª Decrab de Cruz Alta também intensificou o patrulhamento, abordagens e fiscalizações em pontos estratégicos de acesso às áreas rurais do município.
Região de Cachoeira do Sul: A Polícia Civil de Cachoeira do Sul, com apoio da Brigada Militar e da Vigilância Sanitária, realizou uma ação de fiscalização em propriedades rurais e em um estabelecimento comercial. A operação, focada no combate ao abigeato, resultou na apreensão de produtos de origem animal sem registro e identificação.
Região de Santa Maria: A 2ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, com apoio da Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária, fiscalizou estabelecimentos comerciais na região oeste da cidade. A ação resultou na apreensão de cerca de 300 quilos de carne e derivados sem procedência, com validade vencida e irregularidades sanitárias.