Polícia Civil inaugura Central de Polícia de Gravataí

WhatsApp Image 2022 12 07 at 18 35 11
Chefe Fábio, Secretário Santarosa e Prefeito Zaffalon fizeram o descerramento da placa - Foto: Raquel Hoefel/PCRS

A Polícia Civil realizou na tarde desta quarta-feira (07) a inauguração da Central de Polícia de Gravataí. A cerimônia ocorreu nas novas instalações, que ficam na Av. Jorge Amado, 761, no bairro São Vicente, em Gravataí. No local, funcionarão as Delegacias de Polícia de Pronto-Atendimento, da Mulher, de Homicídios e Proteção à Pessoa, a 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí, além da sede da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana. A Central atenderá as demandas de Gravataí e também de municípios próximos, como Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha e Viamão.

WhatsApp Image 2022 12 07 at 18 04 10
Chefe Fábio destacou a importância das parcerias firmadas para a concretização desta demanda antiga. - Foto: Raquel Hoefel/PCRS

A nova Central de Polícia é uma demanda antiga que foi concretizada por meio de uma parceria entre Governo do Estado, prefeitura de Gravataí, poder Judiciário e outras entidades privadas. O termo de cooperação para a viabilização da sede foi assinado em março de 2022 pela Polícia Civil e pelo prefeito Luiz Zaffalon. O espaço foi instalado em um prédio alugado, cujos valores serão custeados mensalmente pelo município. As obras de adaptação também ficaram a cargo da prefeitura. Houve ainda repasses do Ministério Público do Trabalho, da Câmara de Vereadores de Gravataí e do Fórum da Comarca de Gravataí, que foram direcionados para a pavimentação do local, instalação de estacionamentos cobertos e compra de aparelhos de ar-condicionado.

Além dos espaços destinados aos atendimentos das delegacias, o novo prédio se destaca ainda por uma estrutura pensada para ser acessível e funcional. A sede conta com uma Sala das Margaridas, voltada para o acolhimento para vítimas de violência doméstica, banheiros adaptados, um auditório próprio, salas para apreensão de materiais e um posto de identificação do Instituto-Geral de Perícias. A Central de Polícia também ganhou quatro amplas celas, com capacidade para 15 presos cada, o que vai garantir que os suspeitos aguardem a custódia em ambiente adequado. As áreas também foram planejadas para que os presos ingressem por uma entrada separada, sem contato com as vítimas e outras pessoas que procuram atendimento.

WhatsApp Image 2022 12 07 at 17 44 03

No evento de inauguração, estiveram presentes o Secretário Estadual da Segurança Pública, Coronel Vanius Santarosa; o Secretário Adjunto da Segurança Pública, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; o Prefeito do município, Luiz Zaffalon; o Chefe de Polícia, Delegado Fábio Motta Lopes; o Sub-chefe de Polícia, Delegado Vladimir Urach; a Diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, Delegada Adriana Regina da Costa; o titular da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, Delegado Juliano Brasil Ferreira, entre outras autoridades.

Com a instalação da Central de Polícia, o local onde funcionava a 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí, no centro da cidade, será devolvido ao município e transformado em um complexo de saúde.