Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil fiscaliza postos de combustível na Capital

Publicação:

20170705180622fed699cf-84be-4955-8c18-7aaff26201af.jpg
Ação - Foto: Polícia Civil

Na manhã e tarde desta quarta-feira (5), a Polícia Civil, por intermedio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, Saúde Pública e Propriedade Imaterial (Decon/Deic), em ação conjunta com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), fiscalizou estabelecimentos de venda de combustível nas avenidas Sertório e Assis Brasil, na zona norte da Capital.

Entre os principais problemas constatados estão a nomenclatura incorreta em placas de propaganda, a aferição irregular nas bombas medidoras e um tipo de fraude conhecida como “bomba baixa”, na qual o consumidor acaba levando menos combustível do que a quantidade efetivamente demonstrada no marcador da bomba.

Os postos fiscalizados tiveram algumas bombas de combustível interditadas, uma vez que se constatou a diferença entre o valor cobrado e a litragem efetivamente fornecida, motivo pelo qual responderão administrativamente junto aos órgãos competentes.

Um dos postos teve uma bomba interditada, pois a mesma apresentava vazamento de combustível Diesel, representando sério risco de acidente para os clientes do posto, bem como para os funcionários, além da potencialidade lesiva ao meio ambiente.

Os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais foram comunicados pelos fiscais do INMETRO e da ANP das irregularidades a serem corrigidas e serão inspecionados novamente assim que resolvam os problemas verificados.

Fonte: Decon/Deic

Larissa F. Beretta

Polícia Civil RS