Polícia Civil deflagra Operação Deus Vult em combate à prática de atos racistas, extremistas, homofóbicos e ameaças terroristas
Publicação:
Nesta quinta-feira (14/11), a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID), com apoio operacional da Polícia Civil do Estado de São Paulo, deflagrou a operação Deus Vult, em que são cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade de Jundiaí/SP.
A ação é deflagrada em desfavor de indivíduos suspeitos de praticar atos racistas, extremistas, homofóbicos e ameaças terroristas contra autoridades públicas em todo o Brasil, sobretudo integrantes do parlamento.
Foram apreendidos um computador desktop, um notebook, dois tablets, dois celulares, diversos pen drives, memórias e materiais similares, os quais serão analisados a fim de corroborar a convicção de autoria, bem como apurar se outras pessoas estão envolvidas nas práticas criminosas investigadas.
As investigações iniciaram com o registro de ocorrência por parte de uma parlamentar, que reportou o recebimento de um e-mail com dezenas de ameaças de morte, de agressão sexual e com dizeres racistas e extremistas, direcionadas não só à vítima, mas também à sua família.
Os policiais verificaram que o documento teria partido de um provedor conhecido por sua capacidade de anonimato, cuja sede fica na Suíça e não possui acordo de colaboração com as autoridades brasileiras.
Aprofundando as investigações, os agentes descobriram que o nome falso utilizado para a prática criminosa já vinha sendo explorado pelo investigado desde 2022, bem como possuía diversas ocorrências registradas em todo Brasil, tendo como vítimas diversas autoridades e órgãos públicos.
Denúncias e informações podem ser encaminhadas de forma anônima ao DEIC através do Disque Denúncia: 0800 510 2828