Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Território Velado é deflagrada em combate a homicídios relacionados ao tráfico de drogas

Publicação:

.
.

Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Gravataí, coordenada pelo Del. Edimar Machado de Souza, desencadeou a Operação Território Velado nesta quinta-feira (23/01).

.
.
A ação visa a repressão de indivíduos envolvidos em organização criminosa responsável pelo tráfico de entorpecentes na região de Gravataí, em que os investigados estariam envolvidos diretamente em ordens de homicídios para domínio de traficância e cobrança de dívidas oriundas deste comércio ilegal de entorpecentes. 

.
.

Foram cumpridas nove ordens judiciais nas cidades de Gravataí e Charqueadas, sendo dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão. As ordens judiciais de busca e apreensão foram expedidas como uma forma de desarticular parte da estrutura da organização criminosa, notadamente no que concerne aos indivíduos designados para execuções de homicídios na região, assim como seus mandantes que se encontram no sistema carcerário.

.
.

Conforme o Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Del. Mario Souza, “os crimes contra a vida ocorridos em razão de disputa territorial para o tráfico de drogas em geral são ordenados por líderes de organizações criminosas, sendo que, no caso em tela, a investigação qualificada da Polícia Civil ensejou as ordens de prisões e busca em desfavor de integrantes de organização que além do tráfico de entorpecentes pratica crimes dolosos contra a vida. Não obstante, nesses casos, é oportuna a operação policial que se estende aos demais membros da organização, desarticulando sua estrutura e, por conseguinte, as ordens de execução entre membros rivais do tráfico de drogas”.

Além de dois indivíduos presos, foram apreendidas munições de calibre 9mm. Após os procedimentos de praxe, os presos serão encaminhados ao sistema prisional.

Polícia Civil RS