Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação combate organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro em Passo Fundo/RS

Publicação:

-
Operação Área 51.

Na manhã desta sexta-feira (24/10), Polícia Civil e Polícia Federal, com o apoio da Brigada Militar, deflagram Operação Área 51, que investiga organização criminosa, sediada em Passo Fundo/RS, atuante no tráfico transnacional de drogas e na lavagem de dinheiro.

A ação contou com 69 medidas judiciais expedidas pela Justiça Federal (23 mandados de busca e apreensão, sete de prisão preventiva, nove de prisão temporária e bloqueio de contas bancárias de 30 pessoas físicas e jurídicas), além de 18 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual. O cumprimento das ordens judiciais foi realizado nas cidades de Passo Fundo/RS, Lajeado/RS Balneário Gaivotas/SC e Cascavel/PR.

Ao todo, 15 pessoas foram presas, sendo seis em cumprimento de mandados de prisão preventiva e temporária, cinco prisões realizadas no presídio e quatro em flagrante. Foram apreendidos veículos, cocaína, maconha, skunk, arma de fogo e munições, além de 3 imóveis com atividades interditadas e o bloqueio de valores em 30 contas bancárias.

--
Apreensões.

Foi decretada, também, pela Justiça Federal a interdição de três empreendimentos construídos em área federal, com o propósito de interromper o fluxo da lavagem de dinheiro, bem como possibilitar a retomada dos imóveis pela União.

O inquérito policial teve início a partir da apreensão de 100 kg de drogas (cocaína, crack e maconha), realizada no posto fiscal de Goio-Em em Nonoai/RS, no ano de 2023, quando foi abordado um veículo de transportadora em fiscalização de rotina por autoridades estaduais. A carga, proveniente de Cascavel/PR, era amparada em nota fiscal adulterada e tinha como destino a cidade de Passo Fundo/RS.

Ainda, no ano de 2023, foi realizada outra apreensão de 83 kg de cocaína em Passo Fundo/RS, que tinha como destino o mesmo grupo investigado.

No transcurso da investigação, foi identificado que um grupo criminoso, comandado por um homem recolhido no Presídio Regional de Passo Fundo, teria adquirido drogas na fronteira e efetuado a distribuição na região.

O principal investigado e seu grupo criminoso invadiram área federal em Passo Fundo, onde construíram três empreendimentos comerciais (um restaurante, uma lavagem de veículos e uma revendedora de bebidas), onde era investido e lavado o dinheiro do tráfico de drogas.

Participaram da operação 100 policiais federais, 80 policiais civis, com o apoio de 12 policiais do 3º Batalhão de Choque de Passo Fundo/RS.

Polícia Civil RS