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Detalhamento sobre andamento de obras no Palácio da Polícia

Diversos trabalhos de melhorias estão em andamento e previstos no prédio histórico

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A Polícia Civil detalha o andamento das obras de melhorias estruturais no Palácio da Polícia. Recentemente, houve a conclusão da recomposição estrutural de três vigas de concreto armado. Após a conclusão, a empresa executora emitiu um Laudo Técnico Estrutural que atesta textualmente não haver risco aparente de instabilidade global ou local no edifício.

A Chefia da Polícia Civil reforça seu compromisso com a segurança, a funcionalidade e a dignidade do ambiente de trabalho e de atendimento ao cidadão. Todas as intervenções são supervisionadas por equipes técnicas qualificadas, compostas por arquitetos e engenheiros, que garantem a segurança e o restabelecimento imediato de quaisquer eventualidades, como as infiltrações pontuais ocorridas durante a troca do telhado, as quais foram prontamente sanadas sem comprometer a estrutura.

A gestão atual está empenhada na modernização e conservação do prédio, com um conjunto de obras que visam resolver problemas históricos e qualificar as instalações. O valor global de investimento previsto nessas melhorias totaliza R$ 4.879.720,33.

Entre as principais ações estão:

Reforma da Cobertura e 3º Pavimento: Uma obra de grande vulto, com valor já investido de aproximadamente R$ 3 milhões para substituição total da cobertura por uma estrutura metálica com telhas termoacústicas, modernização da rede elétrica, instalação de novos reservatórios e de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). A execução possui acompanhamento técnico permanente da empresa contratada, fiscalização da Secretaria de Obras Públicas (SOP) e fiscalização administrativa da Assessoria de Engenharia da Polícia Civil.

Reforma Integral do 3º Andar: Em processo de contratação, está prevista a reforma completa do pavimento, estimada em R$ 1.710.877,29, que contemplará a renovação de pisos, pintura, aberturas e da rede lógica, assegurando condições ideais para a reocupação do espaço.

Reforma do Térreo (antigo SPGA e 1ª Deam): Em fase de contratação, a obra de R$ 99.784,09 visa reabilitar salas para a reocupação pelo SPGA e melhorar as instalações da 1ª Deam, com recuperação de pisos, revestimentos, forros e ajustes na rede elétrica.

Modernização da Fachada: Em fase final de licitação, será contratada empresa para instalar novas placas em ACM, substituir as danificadas e revisar o sistema de fixação das remanescentes. A previsão de início é em meados de novembro de 2025.

Adaptação da Antiga Casa de Custódia: Obra em andamento para realocar a Divisão de Serviços Gerais e permitir a futura ampliação das instalações do Departamento de Saúde.

Além das obras internas, a Administração Policial finaliza uma parceria com a Força Aérea Brasileira para a cessão do terreno adjacente, conhecido como "Mangueirão", o que representa uma ampliação estratégica fundamental para o complexo do Palácio da Polícia. Desta forma, a Polícia Civil reitera que todas as providências estão sendo tomadas e adotadas para preservar a integridade dos servidores públicos e do prédio, um edifício histórico e que passa por obras de grande porte, gerando desafios inerentes a esse tipo de intervenção.

O Palácio da Polícia permanece um ambiente seguro e funcional, com melhorias contínuas que visam sua preservação e modernização, além de avaliações técnicas constantes que atestam a estabilidade estrutural.

Polícia Civil RS