Polícia Civil realiza ações no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres
Publicação:

A Polícia Civil realizou nesta quinta (24) e sexta-feira (25) ações em todo o Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de combater situações de violência doméstica contra as mulheres. O total de efetivo empregado foi de 444 policiais, que executaram 50 mandados de busca e apreensão, e prenderam 32 pessoas por crimes relacionados à violência doméstica familiar, sendo cinco delas por feminicídio. Foram realizadas também 119 verificações de denúncias, bem como palestras e ações educativas de cunho preventivo que atingiram 1795 pessoas.
As operações permanentes de busca e captura de agressores com mandados de prisão em aberto e apuração de denúncias advindas do disque 100, fazem parte do conjunto de medidas anunciadas ontem (24) pelo Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, durante coletiva de imprensa. Na ocasião, foi lançado oficialmente uma importante ferramenta no combate aos crimes de violência doméstica contra a mulher, a Medida Protetiva Online.
Esta plataforma digital, idealizada pela Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul e desenvolvida pela PROCERGS, passou a possibilitar o pedido de medidas protetivas pela internet de forma rápida e segura, promovendo mais acessibilidade e proteção às mulheres em situação de violência doméstica. O Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, salientou que 93% das vítimas deixam de denunciar os agressores especialmente por medo, sendo que o registro pela internet visa solucionar essa dificuldade uma vez que a vítima não precisa comparecer ao órgão policial. Sodré também anunciou a implementação de ações permanentes de visitas aos agressores e de um programa de acompanhamento logo após o registro dos boletins de ocorrência, seguindo modelos adotados em outros estados da federação.
Acesso a medida protetiva
Para acessar Medida Protetiva Online, basta entrar no site da Delegacia Online e clicar no ícone DELEGACIA DE POLÍCIA ONLINE DA MULHER RS, onde é feito o registro da ocorrência policial e a solicitação de medidas protetivas. Entre os pedidos que podem ser realizados estão: afastamento do lar; proibição de o suspeito manter contato e de se aproximar da vítima e de seus familiares; proibição de frequentar determinados lugares; restrição de posse ou porte de armas; restrição ou suspensão das visitas a menores; e pensão alimentícia.
É importante destacar que, para solicitar as medidas protetivas de urgência pela internet, é necessário que a vítima possua uma conta no GOV.BR, um meio de acesso que garante confiabilidade, eficiência e envio de informações completas, tornando o atendimento mais ágil e seguro. Uma cartilha com o passo a passo completo para solicitar as medidas protetivas pela internet também pode ser encontrada dentro da DELEGACIA DE POLÍCIA ONLINE DA MULHER RS.