Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil realiza ação alusiva ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial

Publicação:

.
. - Foto: DCS/PCRS
Por PCRS

Nesta quarta-feira (03/07), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI), realiza uma Ação Alusiva ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial no Shopping Total, em Porto Alegre. O evento, que ocorre das 14h às 18h, pretende ser um marco de conscientização, apoio e celebração da comunidade negra, cuja programação do dia inclui diversas atividades voltadas para a comunidade negra e a sociedade em geral, visando promover o respeito, a promoção da igualdade racial e o antirracismo.

.
. - Foto: DCS/PCRS
A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância está com sede provisória no Shopping Total, no 2º andar, sala 2181, funcionando de segunda a sexta-feira das 10h às 18h. O evento é uma oportunidade para todos aqueles que atuam na defesa e promoção dos direitos da população negra, apresentando mais sobre a evolução desta luta ao longo da história, oferecendo apoio ao público participante.

.
. - Foto: DCS/PCRS
O combate à discriminação racial no Brasil começou com a abolição da escravatura em 1888, marcada pela assinatura da Lei Áurea. No século XX, surgiram movimentos importantes como a Frente Negra Brasileira (1931) e o Teatro Experimental do Negro (1944), que promoveram a valorização da cultura negra e lutaram contra o racismo. Nas décadas de 1970 e 1980, o Movimento Negro Unificado (MNU) ganhou destaque, impulsionando a luta por direitos civis e políticas afirmativas. Nos anos 2000, políticas públicas como as cotas raciais em universidades e a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) foram implementadas, reforçando o combate à desigualdade racial.

Confira abaixo a programação do evento:

- Distribuição de Material Informativo: ao longo do dia, serão distribuídos materiais informativos sobre os direitos da população negra, serviços de apoio e outras informações relevantes para a comunidade. Esta ação visa disseminar conhecimento e fortalecer a rede de apoio;

- Orientação Jurídica: Especialistas da OAB/RS estarão presentes para oferecer acolhimento à população negra e orientações gerais. Este serviço é fundamental para esclarecer dúvidas e orientar sobre direitos e medidas legais.

- Participação de Entidades: A OAB/RS, por intermédio da Comissão da Igualdade Racial, a ONG Vidas Negras Importam, o Núcleo de Pesquisa Antirracista e outros movimentos sociais do Estado do Rio Grande do Sul participarão ativamente do evento, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos da população negra e a promoção da igualdade.

Polícia Civil RS