Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil realiza Ação alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ no Shopping Total

Publicação:

WhatsApp Image 2024 06 28 at 10 43 20
--

Nesta sexta-feira, dia 28 de junho, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI), realiza uma Ação Alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ no Shopping Total, em Porto Alegre. O evento, que ocorre das 10h às 16h, é um marco de conscientização, apoio e celebração da diversidade, cuja programação do dia inclui diversas atividades voltadas para a comunidade LGBTQIA+ e a sociedade em geral, visando promover o respeito, a inclusão e os direitos humanos.

A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância está com sede provisória no Shopping Total, no 2º andar, sala 2181, funcionando de segunda à sexta-feira das 10h às 18h. A ação de hoje conta com uma programação com distribuição de material informativo, exposição fotográfica, orientação jurídica e participação de entidades.

O Chefe de Polícia, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, esteve no evento e destacou a importância da ação e seu simbolismo: “Além de celebrar o orgulho LGBTQIA+, a ação de hoje é uma oportunidade para aprender mais sobre os direitos e lutas da comunidade, além de oferecer ou receber apoio. A Polícia Civil vai acolher e estar sempre ao lado dos vulneráveis”, destacou.

Já a Delegada Tatiana Bastos, titular da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI), falou sobre a organização do evento: “É uma ação extremamente importante e que foi construída em parceria com a OAB/RS, por intermédio da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero e também com a ONG Igualdade RS, que nos traz a exposição fotográfica TRANS (ver), dando visibilidade aos corpos transexuais e transgêneros, justamente para que se possa cada vez mais pregar e divulgar a beleza da diversidade e da inclusão”.

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado em 28 de junho em memória da Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969, em Nova York. Naquela noite, frequentadores do bar Stonewall Inn, majoritariamente pessoas LGBTQIA+, reagiram contra uma violenta batida policial, desencadeando uma série de protestos que marcaram o início do movimento moderno pelos direitos LGBTQIA+. Esses eventos foram fundamentais para a luta por igualdade e direitos civis, inspirando a realização de paradas e manifestações ao redor do mundo.

Confira abaixo a programação do evento:

- Distribuição de Material Informativo:  ao longo do dia, serão distribuídos materiais informativos sobre direitos LGBTQIA+, serviços de apoio e outras informações relevantes para a comunidade. Esta ação visa disseminar conhecimento e fortalecer a rede de apoio;

- Exposição Fotográfica: a exposição fotográfica TRANS(ver), produzida pela ONG Igualdade, estará aberta ao público, apresentando obras que retratam a diversidade e a beleza da população Trans. A mostra busca sensibilizar e educar os visitantes sobre as experiências e histórias individuais;

- Orientação Jurídica: especialistas da OAB/RS estarão presentes para oferecer orientação jurídica gratuita à comunidade LGBTQIA+. Este serviço é fundamental para esclarecer dúvidas e orientar sobre direitos e medidas legais;

- Participação de Entidades: a OAB/RS, a ONG Igualdade e a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul estarão participando ativamente do evento, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos LGBTQIA+ e a promoção da igualdade.

Polícia Civil RS