Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Homem é preso na zona norte de Porto Alegre após investigação sobre tráfico de drogas e venda de joias

Publicação:

WhatsApp Image 2024 07 01 at 06 47 06
--

A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (3ªDIN/Denarc), no final da tarde deste domingo (30/06), prendeu um homem em flagrante na zona norte de Porto Alegre com diversos materiais ilícitos. Durante a ação, foram apreendidas joias de ouro, drogas, arma, dinheiro, veículo de luxo e giroflex.

WhatsApp Image 2024 07 01 at 06 47 05
--

O preso, de 33 anos de idade, possui antecedentes por tráfico de drogas, porte de arma de fogo de uso restrito, furto qualificado e estelionato. Segundo o Delegado Gabriel Borges, a investigação iniciou a partir do recebimento de informações de que um homem que se passava como vendedor de joias de ouro era responsável por fornecer drogas com alto grau de pureza para tele-entrega de entorpecentes e região metropolitana de Porto Alegre.

Conforme a denúncia, o homem vendia os entorpecentes e, com isso, adquiria dinheiro e comprava ouro para revender, de forma a dar aparência lícita aos valores oriundos do tráfico de drogas. No monitoramento do suspeito, foi possível constatar que de fato ele vendeu joias a artistas da música e atletas do ramo do futebol.

Entretanto, o monitoramento do indivíduo também indicou atividade típica de tráfico de drogas, em que o homem fornecia entorpecentes para diversas tele-entregas que atuam em Porto Alegre e região metropolitana, notadamente para públicos selecionados e com alto poder aquisitivo.

O suspeito foi monitorado quando saiu de seu apartamento em um condomínio no bairro Humaitá. Ao retornar, o homem ingressou nas áreas comuns do condomínio com uma sacola grande, momento em que foi abordado. No interior da sacola, os policiais localizaram vários sacos de maconha na modalidade “camarão”, com alto grau de THC e elevado valor de mercado.

Na continuidade da diligência, foi feito o ingresso no imóvel que o homem estava, em razão da situação de flagrante delito. No, local os policiais localizaram diversos equipamentos para produção de joias, como impressoras, fornos, moldes e ponteiras, além de centenas de envelopes e caixas para armazenamento das joias. Também foram apreendidos diversos mostruários e peças de ouro prontas para comercialização.

No apartamento, os policiais também localizaram mais um vidro de maconha camarão, em que o peso total se aproxima de um quilo, com preço aproximado de 30 mil reais. Também foram apreendidos 23 quilos de um pó branco semelhante a insumo para produção de cocaína. “O indivíduo também armazenava uma pistola calibre 9mm com numeração suprimida, carregadores, munições, um giroflex utilizado em viaturas policiais, balanças, celulares e mais de 5 mil reais em dinheiro”, disse o Delegado Gabriel Borges. O veículo de luxo do suspeito, avaliado em 200 mil reais e utilizado na atividade de narcotráfico, também foi apreendido.

O Delegado Gabriel Borges ainda destaca que a compra e venda de ouro e pedras preciosas como forma de lavar o dinheiro do tráfico de drogas é algo recorrente neste tipo de crime, tendo em vista o alto valor e a facilidade de ocultar a origem do bem, mas que a investigação qualificada permitiu identificar a forma de atuação do suspeito e cessar a atividade ilícita.

 

Polícia Civil RS