Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil promove Summit sobre Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes com presença de autoridades e big techs

Publicação:

WhatsApp Image 2025 05 21 at 11 38 53 (1)
-- - Foto: DCS/PCRS

Nesta quarta-feira (21), a Polícia Civil, por meio da Divisão Especial da Criança e do Adolescente (Deca/DPGV), realizou o Summit sobre Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu em Porto Alegre e reuniu autoridades policiais, representantes de big techs globais e especialistas da área da segurança pública para discutir estratégias de combate a crimes como pornografia infantojuvenil, sextorsão e ameaças a escolas, que vêm se intensificando no ambiente virtual.

Com uma programação robusta, o Summit contou com palestras de representantes da Kodex, Discord, Meta, Google, Microsoft, TikTok, Ciberlab/MJSP e da Homeland Security Investigations (HSI), dos Estados Unidos. Os painéis abordaram desde os mecanismos de cooperação internacional até o papel das plataformas na detecção e resposta a conteúdos ilícitos envolvendo crianças e adolescentes.

Durante a abertura do evento, o Delegado Raul Vier, Diretor da Deca, destacou a importância da integração entre forças policiais, instituições públicas e empresas privadas no enfrentamento aos crimes digitais. Ele enfatizou que a complexidade das novas formas de violência exige ações coordenadas, troca de informações e estratégias conjuntas para garantir a proteção efetiva da infância no ambiente virtual.

O evento também proporcionou momentos de troca de experiências entre os participantes e reforçou a necessidade de investimentos contínuos em capacitação, tecnologia e articulação institucional. Ao final, a direção da Deca reafirmou seu compromisso com a investigação qualificada e a atuação preventiva na proteção de crianças e adolescentes frente aos desafios do mundo digital. O encontro ainda contou com a participação da Diretora do Departamento Estadual de Proteção aos Grupos Vulneráveis, Delegada Tatiana Bastos, além de policiais civis de Santa Catarina e representantes do Instituto-Geral de Perícias.

Confira abaixo a programação do evento:

Programação (.pdf 82,44 KBytes)

 

Polícia Civil RS