Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil participa do Desfile de 7 de Setembro

Publicação:

WhatsApp Image 2024 09 07 at 15 50 19
Polícia Cicil participa do desfile de 7 de Setembro.

Neste sábado (07/09), a Polícia Civil participou do desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil. O tradicional Desfile do 7 de Setembro ocorreu na Av. Edivaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, e teve início às 10 horas. 

O Exército Brasileiro preparou o evento com a Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Guarda Municipal e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

WhatsApp Image 2024 09 07 at 15 50 18 (1)
Chefe de Polícia, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, presente no palanque de autoridades.

Os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, veteranos das Forças Armadas e representantes de entidades civis, coordenados pela Liga de Defesa Nacional, também desfilaram, assim como alunos do Colégio Militar de Porto Alegre, do Colégio Tiradentes e da banda de música do Colégio Júlio de Castilhos.

O desfile motorizado contou com 219 veículos, entre motocicletas, veículos motorizados e blindados das Forças Armadas e também das forças de segurança federal, estadual e municipal. A Polícia Civil participou com um efetivo de aproximadamente 30 policiais civis em 11 viaturas ostensivas. 

WhatsApp Image 2024 09 07 at 15 50 19 (1)
Policiais civis participam do desfile.

Os helicóteros Bell 407, da Polícia Rodoviária Federal, e Koala, da Brigada Militar, realizaram o desfile aéreo.

Os militares que participaram do desfile atuaram, e ainda atuam, na Operação Taquari 2. A operação que começou em 29 de abril de 2024, em auxílio ao povo gaúcho que sofreu com as enchentes, realizou diversas ações de resgates, distribuição de alimentos, mantimentos e medicamentos. Os militares foram empregados ainda na limpeza e desobstrução de vias, recuperação de escolas e no apoio aos órgãos públicos para restabelecimento de serviços básicos e de religação do estado. Equipamentos da Engenharia do Exército Brasileiro, como a Viatura Portada Ribbon, que transporva uma ponte dobrável flutuante, e outros meios utilizados na operação fizeram parte do desfile. Cães resgatados na enchente e adotados por organizações militares também desfilaram com a topa.

Na sequência, o Fogo Simbólico da Pátria foi transformado em Chama Farroupilha e conduzido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho ao Acampamento Farroupilha, montado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia).

O Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento, era a mais alta autoridade militar presente na cerimônia. O Chefe de Polícia, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, assistiu do palanque oficial a passagem das instituições, acompanhado do Vice-Governador, do Estado, Gabriel Souza; do Secretário de Estado da Segurança Pública, Sandro Caron e do Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, além de outras autoridades civis e militares.

Polícia Civil RS