Polícia Civil participa do Desfile de 7 de Setembro
Publicação:
Neste sábado (07/09), a Polícia Civil participou do desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil. O tradicional Desfile do 7 de Setembro ocorreu na Av. Edivaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, e teve início às 10 horas.
O Exército Brasileiro preparou o evento com a Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Guarda Municipal e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, veteranos das Forças Armadas e representantes de entidades civis, coordenados pela Liga de Defesa Nacional, também desfilaram, assim como alunos do Colégio Militar de Porto Alegre, do Colégio Tiradentes e da banda de música do Colégio Júlio de Castilhos.
O desfile motorizado contou com 219 veículos, entre motocicletas, veículos motorizados e blindados das Forças Armadas e também das forças de segurança federal, estadual e municipal. A Polícia Civil participou com um efetivo de aproximadamente 30 policiais civis em 11 viaturas ostensivas.
Os helicóteros Bell 407, da Polícia Rodoviária Federal, e Koala, da Brigada Militar, realizaram o desfile aéreo.
Os militares que participaram do desfile atuaram, e ainda atuam, na Operação Taquari 2. A operação que começou em 29 de abril de 2024, em auxílio ao povo gaúcho que sofreu com as enchentes, realizou diversas ações de resgates, distribuição de alimentos, mantimentos e medicamentos. Os militares foram empregados ainda na limpeza e desobstrução de vias, recuperação de escolas e no apoio aos órgãos públicos para restabelecimento de serviços básicos e de religação do estado. Equipamentos da Engenharia do Exército Brasileiro, como a Viatura Portada Ribbon, que transporva uma ponte dobrável flutuante, e outros meios utilizados na operação fizeram parte do desfile. Cães resgatados na enchente e adotados por organizações militares também desfilaram com a topa.
Na sequência, o Fogo Simbólico da Pátria foi transformado em Chama Farroupilha e conduzido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho ao Acampamento Farroupilha, montado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia).
O Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento, era a mais alta autoridade militar presente na cerimônia. O Chefe de Polícia, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, assistiu do palanque oficial a passagem das instituições, acompanhado do Vice-Governador, do Estado, Gabriel Souza; do Secretário de Estado da Segurança Pública, Sandro Caron e do Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, além de outras autoridades civis e militares.