Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil intensifica ações no combate aos crimes de extorsão ocorridos no Vale do Sinos

Publicação:

Capa matéria
Apreensão com simulacros de arma de fogo e prisão

A Polícia Civil intensificou as ações no combate aos crimes de extorsão ocorridos no Vale do Sinos. Exemplo disto, foi o cumprimento de prisões preventivas e ordens de busca e apreensão, em nova fase da Operação Timeo, realizada nesta manhã (06) pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo em investigação de repressão a delitos de associação criminosa e extorsão.

Durante a investigação, apurou-se a participação de outros 3 indivíduos responsáveis por aterrorizar vítimas e cobrar o chamado "pedágio", "pp" ou "caixinha", em troca de suposta "segurança", tratando-se de esquema de extorsão realizado contra empresas do ramo de compra e venda de veículos, no município de Estância Velha. Após a prisão realizada pela Draco/São Leopoldo no dia 24/3/2023, os indivíduos presos na manhã de hoje tornaram-se mais ativos no esquema, inclusive, mandando novas mensagens ameaçadoras para as vítimas extorquidas, anunciando que estavam identificando aqueles que colaboraram com a Polícia e com a imprensa e que tais pessoas sofreriam as consequências de serem "caguetas". Identificados os indivíduos, que utilizavam-se de pseudônimo para reiterar extorsões contra empresas do ramo de compra e venda de veículos, suas prisões preventivas foram decretadas.

Já em Canoas, em ação da 1ª Delegacia de Polícia de Canoas, na última noite, duas prisões preventivas foram realizadas, desarticulando uma célula criminosa na prática de extorsão, constrangendo vítimas, mediante grave ameaça, na cobrança de dívidas inexistentes. Na semana passada, a equipe de investigação da 1ª DP/Canoas, apoiada pelo setor de denúncias do SIPAC/2ªDPRM, identificou grupo criminoso com atuação no bairro Mathias Velho, que vinha mantendo casal jovem com filhos em permanente horror pelo pagamento de dívida inexistente. Efetivada a prisão em flagrante de um dos executores da atividade criminosa, a investigação foi aprofundada, culminando na decretação da prisão preventiva de outros dois membros, operadores do esquema extorsionário. Cobranças a base de terror psicológico e ameaças de morte de vítimas pobres no bairro Mathias Velho eram realizadas.

Ainda, nesta semana, a Polícia Civil desencadeou a Operação Recorded, em Bento Gonçalves, com o foco na repressão a crimes de extorsões praticados contra empresários da cidade, a qual resultou na prisão de um homem com arma de fogo. Celulares e extratos bancários foram apreendidos para averiguação.

 

 

Polícia Civil RS