Polícia Civil inaugura a 4ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas em Lajeado
Publicação:
Nessa quarta-feira (11), a Polícia Civil inaugurou a 4ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) em Lajeado. A implementação da delegacia, que conta com uma estrutura de mais de 820 m² e que atenderá a região do Vale do Taquari, foi possível com a união de esforços entre a Polícia Civil e a sociedade. A Draco de Lajeado tem como titular o delegado Dinarte Marshall Júnior.
Apenas neste ano, foram inauguradas outras três Dracos nas regiões de Santa Rosa, Santiago e São Luiz Gonzaga. Em 2020, está prevista a instalação de uma nova Draco em São Leopoldo.
A criação de Delegacias de Polícia com atribuições específicas para a investigação de crimes, como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, roubo de cargas entre outros, que demandem investigação especializada, é uma demanda que acompanha a atualidade. A proliferação de delitos perpetrados por associações criminosas trazem complexidade para a investigação criminal. O combate a prática de lavagem de dinheiro e a todas infrações antecedentes, tornam imprescindível o uso de ferramentas tecnológicas e de inteligência policial que permitam seu êxito.
A Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, salientou que é preciso criar um órgão com atribuições específicas, mas também é necessário qualificar os servidores que atuarão nestas delegacias. Em razão disto, a Chefia de Polícia vem investindo na capacitação de seus servidores para aplicarem as mais modernas técnicas de investigação criminal em suas atividades.
A cerimônia contou com a presença da Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, além de demais autoridades.
Matheus Lima
JF