Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil forma 50ª turma de Delegados de Polícia

Publicação:

-
Cerimônia marca conclusão da última etapa para ingresso na carreira de Delegado da Polícia Civil.. - Foto: PCRS

Na tarde desta quarta-feira (19/4), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou a cerimônia de formatura da 50ª turma de Delegados de Polícia. O evento aconteceu no prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Participaram 26 formandos que concluíram o curso de formação profissional pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), que é referência na formação e especialização de Agentes e Delegados de Polícia.

O grupo de profissionais é egresso do concurso público realizado em 2018, que, além dos 100 aprovados previstos no edital, já chamou outros 45 excedentes. Eles foram convocados em setembro de 2022 e deram início à formação profissional, que tem carga horária de 875 horas/aula, em 24 de outubro. Durante o período, cursaram disciplinas teóricas e práticas que buscam desenvolver e aprimorar as competências necessárias ao cargo, especialmente nas áreas de investigação criminal, elaboração de inquérito policial, novas tecnologias aplicadas no combate ao crime, preparação na área de gestão e treinamento físico, defesa pessoal, técnicas de operações policiais e tiro, entre outras. A formatura marca, oficialmente, a conclusão desta última etapa do processo seletivo para ingresso na carreira de Delegado da Polícia Civil.

Em sua fala, o governador do Estado, Eduardo Leite, e destacou a importância do investimento em recursos humanos como forma de reestruturar a segurança pública. Leite, que também foi escolhido como patrono pelos formandos, ainda desejou sucesso aos novos servidores. “Deem o máximo que puderem. Sem dúvida, esse esforço será recompensado na forma de muitas alegrias e na satisfação do cumprimento de uma função em uma instituição que tem a respeitabilidade e a credibilidade da nossa Polícia Civil, que muito nos orgulha”.

O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, falou sobre a importância de um trabalho conjunto das forças de segurança e sobre a importância dos profissionais valorizarem a vocação. “Guiem-se sempre pelos princípios que devem ser basilares de toda instituição policial: a hierarquia e a disciplina. Guiem-se sempre pela legalidade e mantenham sempre esse brilho no olhar”, disse aos formandos.

--

O Chefe da Polícia Civil, Delegado Fernando Sodré, que também foi escolhido como paraninfo do grupo, ressaltou o papel de um Delegado de Polícia junto à sociedade e o compromisso assumido pelos recém-formados. “Não esqueçam que atenderão pessoas de todas as classes sociais, de todas as situações possíveis. Que terão o dever de acolher essas pessoas e fazer o melhor possível pela segurança delas. Não esqueçam o compromisso de vocês com a cidadania, com o Estado de Direito, com a democracia e com a sociedade gaúcha. Façam o melhor que estiver ao alcance de vocês para que possam honrar a bandeira da Polícia Civil do Rio Grande do Sul”, disse.

A Diretora-geral da Acadepol, Delegada Elisângela Melo Reghelin, destacou que o trabalho da instituição de ensino, que agora entrega mais um grupo de profissionais capacitados à sociedade. “Agradeço a oportunidade de poder concluir mais esse ciclo, agora com 26 Delegados de Polícia. Posso me sentir verdadeiramente honrada por formar mais de 2 mil policiais civis nos últimos anos com a qualidade e a credibilidade que a Academia de Polícia Gaúcha conquistou no cenário nacional”.

A oradora da turma, Delegada formanda Graziela Zineli, em nome dos formandos, lembrou o caminho que iniciou com a aprovação em um concurso disputado, com mais de 16 mil inscritos. Ela também ressaltou a experiência do grupo que agora chega à etapa final do processo. “Todos os 26 alunos já contavam com bastante experiência profissional, mas 16 deste já atuavam na segurança pública. É a primeira turma que contava com essa proporção de alunos já policiais”, frisou.

A cerimônia ainda teve espaço para homenagem ao Delegado Raul Souza Vier, escolhido professor homenageado da turma, e ao secretário Sandro Caron, ao Subchefe de Polícia, Delegado Heraldo Guerreiro, e à Diretora Elisângela Melo Reghelin.

Ao todo, o conjunto de formandos, que agora reforçará o quadro de servidores da Polícia Civil gaúcha, é composto por 20 homens e 6 mulheres, com idades entre 28 e 45 anos. 14 deles são do Rio Grande do Sul, mas há também profissionais vindos de São Paulo, Piauí, Santa Catarina, Paraná, Sergipe, Espírito Santo, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

No próximo dia 25, na Fiergs, a instituição realizará também a formatura de 246 Agentes de Polícia.

Confira AQUI a galeria de fotos completa

Polícia Civil RS