Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil do Rio Grande do Sul e do Paraná cumprem mandados de busca e apreensão e prisão contra organização criminosa

Operação Mão Fantasma ocorre de forma simultânea em nove estados brasileiros

Publicação:

WhatsApp Image 2025 09 03 at 14 15 35
.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul e do Paraná cumpriram nesta quarta-feira (03/09) mandados de busca e apreensão e prisão contra organização criminosa especializada em golpes eletrônicos e lavagem de dinheiro. A operação ocorreu de forma simultânea em nove estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Pará, Tocantins e Maranhão.

No Rio Grande do Sul, foram cumpridas 35 ordens judicias nas cidades de Gravataí, Viamão, Canoas, São Leopoldo, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Parobé, Esteio, Cachoeirinha, Victor Graeff e Santo Antônio da Patrulha, resultando na prisão de 15 pessoas, sendo onze prisões temporárias, um foragido e três em flagrante por posse de arma de fogo. 

A ação mobilizou mais de 500 policiais civis em todo o país. As ordens judiciais foram expedidas após dois anos de investigação conduzida pela PCPR, que revelou um esquema estruturado de fraudes eletrônicas, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Ao todo, foram 57 mandados de prisão e 132 de busca e apreensão.

As apurações identificaram prejuízo de pelo menos R$ 5,4 milhões às vítimas. O grupo utilizava diferentes métodos para obter acesso a contas bancárias e, em seguida, pulverizava os valores em várias contas, numa prática de lavagem conhecida por dificultar o bloqueio e o rastreamento.

Polícia Civil RS