Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil deflagra Operação Janus para combater os crimes de falsa comunicação de roubo de veículo na Capital

Publicação:

WhatsApp Image 2025 03 31 at 07 50 52 (3)
--

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV/Deic), deflagrou na manhã desta quinta-feira (24/04) a Operação Janus, para coibir as falsas comunicações de roubo de veículo na Capital. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, no bairros Hípica e Restinga Nova, em Porto Alegre.

De acordo com a Delegada Jeiselaure de Souza, titular da DRV/Deic, a primeira fase da operação investigou a falsa comunicação do crime de roubo de veículo em fevereiro de 2025, supostamente ocorrido no bairro Serraria, zona sul de Porto Alegre. Na ocasião, a suposta vítima informou que dois indivíduos encapuzados, portando arma de fogo teriam subtraído o veículo. Após diligências preliminares, a equipe de policiais apurou que de fato não ocorreu o roubo do automóvel, mas sim uma engenhosa empreitada criminosa em que os comparsas subtraíram o veículo que pertencia a uma locadora e negociariam a venda por um valor irrisório. As imagens mostram a falsa vítima, agora investigada, entregando o veículo ao comparsa que retirou o rastreador do automóvel. O outro indivíduo investigado organizou a ação criminosa de dentro do sistema prisional. Os três respondem pelos delitos de associação criminosa, estelionato e apropriação indébita.

A ação faz parte da estratégia de enfrentamento aos crimes de roubo de veículo, fomentando ações que abranjam a repressão qualificada dos delitos, com foco na investigação de qualidade e redução da impunidade. Contudo, de acordo com as informações preliminares apuradas pela Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículo, com dados atualizados até 23/04, aproximadamente 12,26% das ocorrências de roubo de veículo registradas em Porto Alegre estão associadas a golpes e falsas comunicações de crime.

A Delegada Jeiselaure ressalta que os aumentos dos índices gerados pelas falsas comunicações de roubo de veículos trazem uma sensação de insegurança da população e ainda podem ter impactos negativos na vida das famílias como, por exemplo, o aumento do preço dos seguros veiculares, além de sobrecarregar o efetivo policial para que investiguem os roubos que de fato ocorreram em Porto Alegre.

Polícia Civil RS