Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil deflagra a nona etapa da Operação Timeo

Publicação:

.
Duas pessoas foram presas preventivamente.

Nesta sexta-feira (07/11), a Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de São Leopoldo, deflagrou a Operação Timeo- 9° Fase no combate a grupo responsável por crimes de extorsões em Campo Bom.

O grupo criminoso exigia dinheiro em troca de “segurança” e ameaçava as vítimas. Durante a ação, foram cumpridas duas prisões preventivas, sendo uma delas contra o responsável pelos disparos de arma de fogo na empresa da vítima. O outro alvo da operação era o possuidor do aparelho telefônico utilizado para as extorsões.

Na ação, foram apreendidos capacetes e colete reflexivo utilizados no dia dos disparos.

.
.

A extorsão

Uma das vítimas, um empresário de Campo Bom, recebeu ligação telefônica no dia 01/10/2025 por parte do suspeito, exigindo a quantia de R$ 300 mil e pagamentos mensais, em troca de "segurança". Além das cobranças indevidas, os extorsionários ameaçaram a vítima, através de ligações telefônicas e mensagens, para que fosse efetuado o pagamento. A vítima procurou a Polícia Civil após sua empresa ser alvo de disparos de arma de fogo.

No dia 24/10/2025, a DRACO São Leopoldo e demais Delegacias de Polícia da 3°DPRM São Leopoldo realizam operação policial para cumprir três prisões preventivas e buscas domiciliares. Durante a ação, foi localizado o telefone utilizado nas extorsões e diversos chips usados pelo grupo criminoso, resultando numa nova etapa de investigações. Ambos os indivíduos presos nesta nona etapa são conhecidos dos órgãos de segurança, sendo um deles traficante de drogas na Vila Marissol, Canudos, Novo Hamburgo.

Polícia Civil RS