Polícia Civil deflagra 6ª fase da Operação Orfila, no combate ao tráfico de drogas e crimes correlatos em Cachoeirinha

WhatsApp Image 2024 07 04 at 07 02 43
--

A Polícia Civil, por intermédio da 2ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha, deflagrou nesta quinta-feira (04/07) a sexta fase da Operação Orfila, no combate ao tráfico de entorpecentes e crimes correlatos no município de Cachoeirinha. A ação contou com o apoio da Brigada Militar.

Ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e mandados de prisão, foram cumpridas em Cachoeirinha, Porto Alegre, Viamão e Gravataí. Oito pessoas foram presas e responderão por crimes relacionados ao tráfico, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo. Quatro armas de fogo foram apreendidas, além de drogas (maconha, cocaína e crack), dinheiro e outros objetos pertinentes à investigação.

Segundo a Delegada Milena Simioli, a investigação teve como ponto de partida os membros de uma organização criminosa conhecida em âmbito estadual, com presença destacada no município, especialmente no bairro Anair e Campo Belo.

A ação teve como alvos o chefe da organização, seus gerentes logísticos e financeiros e demais "funcionários" que atuam no comércio de entorpecentes e armas de fogo. “São mais de 10 meses de trabalho investigativo, resultando em indícios suficientes quanto à autoria e materialidade dos crimes, o que levou à concessão judicial das medidas repressivas severas”, explicou a Delegada.

O Diretor da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana/Gravataí, Delegado Rodrigo Bozzetto destacou a importância da operação: "A repressão realizada por essas ações geram maior segurança aos cidadãos que são afetados significativamente pelo cometimento desses crimes e dos crimes conexos, como homicídios e roubos, o que desestrutura a sociedade e desafia os órgãos de segurança pública".

A operação contou com mais de 300 policiais, com o suporte do Comando do Delta do Jacuí, 26ºBPM, Choque e Canil, cumprindo 53 mandados de busca e apreensão, além dos mandados de prisão. Todos os investigados possuem diversos antecedentes policiais, como tráfico de entorpecentes, homicídio, roubo e receptação.