Sala das Margaridas e Núcleo de Mediação de Conflitos são inaugurados em Estância Velha

foto de capa
--

Nesta terça-feira (23), a Polícia Civil inaugurou a 85ª Sala das Margaridas no Estado e mais um Núcleo de Mediação de Conflitos. Os novos espaços foram instalados na Delegacia de Polícia de Estância Velha, situada na Avenida Brasil nº 1110, no centro da cidade.

A solenidade de inauguração contou com a presença do Chefe de Polícia, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira; da Diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, Delegada Adriana Regina da Costa; do Diretor da Divisão de Assessoramento Especial do DPM, Delegado Cristiano Alvarez: da Diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, Delegada Tatiana Bastos; do Delegado Titular da Delegacia de Polícia de Estância Velha, Delegado Rafael Sauthier; além de demais autoridades e convidados.

Durante a sua fala, o Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, destacou a importância da instalação destes espaços na Delegacia de Polícia de Estância Velha: “Eu enxergo a Polícia Civil com dois grandes braços. Um é o combate à criminalidade com investigação qualificada e operações policiais. O outro lado é o da proteção, que está vinculado a departamentos especializados para proteção aos grupos vulneráveis, buscando a proteção às pessoas mais vulneráveis na sociedade. A Sala das Margaridas visa criar um ambiente em que a mulher se sinta protegida, acolhida e confiante para seguir nos demais processos necessários”.

A Diretora do DPM, Delegada Adriana Regina da Costa, igualmente ressaltou a utilização dos novos espaços: “Podemos ter certeza que as instalações serão muito utilizadas pela população de Estância Velha, certamente com a rede de atendimento à mulher. Essa sala não é só um espaço físico. Ela vem junto com a capacitação dos policiais e destaco a importância do DPGV nessa capacitação. A Sala de Mediação também tem fundamental importância, sendo um trabalho que a Polícia Civil vem desempenhando há bastante tempo e que tem o reconhecimento da sociedade ao Programa Mediar”, disse a Delegada Adriana.

Já o Delegado Titular da DP/Estância Velha, Delegado Rafael Sauthier, agradeceu o apoio aos envolvidos na inauguração da Sala das Margaridas e do Núcleo de Mediação de Conflitos: “Agradeço o apoio da nossa valorosa equipe de policiais, da Chefia de Polícia, do DPM e da comunidade em geral. Destaco também a excelente integração entre os órgãos de segurança pública e instituições em Estância Velha”, concluiu Sauthier.

O que é a Sala das Margaridas

As Salas das Margaridas são locais reservados para o atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, assegurando a privacidade necessária para que as vítimas possam relatar os abusos sofridos. Neste local, também podem ser feitos o registro da ocorrência policial, oitivas, solicitações de medidas protetivas de urgência e demais encaminhamentos previstos pela Lei Maria da Penha. Esses atendimentos são realizados, sempre que possível, por uma policial do sexo feminino.

A implementação da Sala das Margaridas reforça o compromisso da Polícia Civil em oferecer um atendimento mais sensível e acolhedor às mulheres, promovendo um ambiente seguro e confidencial.

O que é o Programa Mediar

O Projeto Mediar foi transformado em Programa da Polícia Civil através da Portaria 168/2014 da Chefia de Polícia, e visa expandir, para todo o estado, os princípios da Justiça Restaurativa. Com essa expansão, se pretende consolidar o uso da mediação na esfera policial.

Esta técnica nada mais é que a aplicação de mecanismos de autocomposição pacífica dos conflitos, controvérsias e problemas, adequando-se assim, a uma tendência mundial, decorrente da evolução da cultura de participação, do diálogo e do consenso.

Entre as principais vantagens da mediação estão a celeridade da solução dos conflitos, a diminuição da litigiosidade, a reeducação no trato dos desacordos, além de ampliação do contato da Polícia Civil com a sociedade, por meio do diálogo.