Polícia Civil combate grupo criminoso que atuava na lavagem de dinheiro e tráfico de drogas
Grupo era sediado em Pelotas e distribuía entorpecentes para cidades do interior do Estado
Publicação:
A Polícia Civil deflagrou a Operação Bússola nesta quarta-feira (11). Capitaneada pela Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Pelotas, a ação buscou combater grupo criminoso estruturado para a prática de lavagem de dinheiro oriundo de tráfico de drogas que possuía como sede Pelotas e atuava na distribuição de cocaína e crack em grandes quantidades para diversas cidades gaúchas, entre as quais, Uruguaiana e Santana do Livramento.
Ao longo das investigações foram apreendidos 20 kg de crack e 10 kg de cocaína, quantia de entorpecentes avaliada em R$ 3 milhões. Ainda houve bloqueio de valores bancários em mais de 100 contas, montante que pode superar R$ 10 milhões, vinculadas a 29 pessoas físicas e jurídicas.
Considerando os altos valores envolvidos nas negociações no mercado ilícito, a Draco passou a focar no trajeto feito pelo dinheiro originado das negociações de drogas, identificando inúmeros "laranjas" que possibilitavam as transações de valores.
Considerando que os principais líderes do grupo criminoso encontram-se recolhidos no sistema prisional (alguns deles presos, inclusive, ao longo das diligências que embasaram as ordens judiciais ora executadas), o foco da ação policial é exclusivamente atingir os valores oriundos do comércio ilícito de drogas.