Operação Violeta: SSP coordena ações de combate à violência contra a mulher e 91 pessoas são presas

.
. - Foto: PCRS

Nos dias 18 e 19 de junho, foi deflagrada a Operação Violeta para combater crimes de violência e importunação sexual contra a mulher em todo o estado do Rio Grande do Sul. Integrada pela Polícia Civil (PC) e pela Brigada Militar (BM), a ação resultou, ao longo de dois dias, em 91 pessoas presas, 7 menores apreendidos, 17 armas de fogo apreendidas e 22 mandados de busca e apreensão cumpridos. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (20/06) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

A Operação Violeta é uma iniciativa da SSP e de suas instituições vinculadas para coibir crimes de violência contra a mulher – esforço que se reflete na redução dos indicadores criminais dessa natureza. O mês de maio, por exemplo, registrou dois casos de feminicídio em todo o RS, o que representa uma redução de 60% em relação ao mesmo período de 2023.

Para contribuir para esse cenário, as forças de segurança mantêm estruturas permanentes para garantir a segurança das mulheres: a PC mantém mais de 20 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) e quase 80 Salas das Margaridas no estado. Já a BM atende mais de 100 municípios gaúchos com as patrulhas Maria da Penha.

Coordenada pela SSP, a Operação Violeta ocorreu de forma simultânea em 79 municípios gaúchos. Durante a ação, 672 pessoas foram abordadas e 50 abrigos de vítimas das enchentes foram fiscalizados.

Texto: Anna Emília Soares / Ascom SSP

Edição: Elen Azambuja / Ascom SSP