Operação prende duas pessoas na região de Camaquã
Ação da 3ª Decrab apura crimes como abigeato, fraude em corridas de cavalos, caça ilegal e comércio clandestino de armas
Publicação:
A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (26) a Operação Ladrão de Vaca. A ação foi desencadeada pela 3ª Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (3ª Decrab) de Camaquã, com apoio da Delegacia de Polícia do município, além das DPs de São Lourenço do Sul, Cristal e Dom Feliciano.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas localidades de Remanso, Capivari e Zona dos Lopes, em Dom Feliciano. Foram presos em flagrante dois investigados por posse ilegal de arma de fogo e recepção.
As investigações iniciaram após um fato registrado em 11 de agosto deste ano, quando três homens foram presos em flagrante no município de Pantano Grande, logo após um abigeato. O trio portava uma espingarda na ocasião. Após o caso ser encaminhado à 3ª Decrab para sequência das investigações, foram identificados cerca de oito registros de furto abigeato na mesma região e com o mesmo modo de atuação.
O trabalho policial também revelou que os suspeitos estariam envolvidos em outras práticas ilícitas, como caça ilegal e comércio clandestino de armas de fogo. Além disso, os investigadores descobriram um esquema de apostas em corridas de cavalos — as chamadas “carreiras” — nas quais os resultados eram combinados previamente.
Em provas coletadas, um dos investigados aparece coordenando a dopagem de cavalos para manipular o desempenho nas corridas. Em conversas telefônicas, ele combinava a aplicação de medicamentos veterinários para melhorar e retardar o desempenho de animais nas “carreiras”.
Buscas e apreensões realizadas
Durante o cumprimento dos mandados, os agentes apreenderam uma espingarda calibre 12 com dois jogos de cano e vasta munição. Em outro endereço, localizaram um revólver calibre .38, um rifle calibre .22, uma espingarda pump calibre 12 — esta com registro de furto em Cerro Grande do Sul — além de munições e celulares. Os dois suspeitos presentes foram presos em flagrante pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e receptação.



