Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Mão Negra resulta em seis prisões no Interior

Publicação:

2016090211121002-09-mao-negra-4.jpg
Presos - Foto: Polícia Civil

Policiais da 19ª Região Policial (RP), em conjunto com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagram na madrugada desta sexta-feira (02/09) a Operação Mão Negra no Interior. A ação cumpriu oito mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão relacionados a crimes de roubos a cargas, residências e agências bancárias. Seis pessoas foram presas, armas, veículos, roupas, joias e outros objetos relacionados a roubos foram apreendidos.

Segundo o delegado João Merten Peixoto, da 19ªRP, foram presos quatro homens, dois de 22 anos, 39 e 60 anos, além de duas mulheres, de 35 e 45 anos em Mariante, Venâncio Aires, Cruzeiro Sul e Lajeado. Os indivíduos presos estariam ligados à organização criminosa qualificada em assaltos das mais diversas espécies, sobretudo residências e explosões de caixas eletrônicos em agências bancárias de diversas cidades do Estado, como Garibaldi, Boa Vista Sul, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Guaporé, Vale Verde, São José do Erval e também no Paraná. Os homens líderes da organização, de 22 e 39 anos, foram presos em Mariante.

Foram apreendidos armas calibre 12 e pistola 9mm, espingarda, coletes, toucas,  cinco veículos, além de roupas e material usados no roubo caixa eletrônico de Vale Verde. Também foram apreendidas joias, roupas, TVs, celulares, tablets, motosserra e parte da carga de cigarro, roubada em Estrela em 31/08.  Somente neste ano pelo menos seis explosões a caixas eletrônicos podem ser atribuídas à organização criminosa. Roubos à residência foram cerca de duas dezenas, inclusive na cidade de Barracão, no Estado do Paraná. A arma apreendida de calibre 9mm pode ter sido usada em homicídio com execução de DJ em Bom Retiro Sul, com 18 tiros no rosto , no dia 28/08 – relatou o delegado.

Participaram da Operação as Delegacias de Polícia (DPs) de Lajeado, Venâncio Aires, Santa cruz do Sul, Guaporé, Soledade, além da Delegacia de Roubos (DR) do DEIC e órgãos da Polícia Civil do Paraná. Após os trâmites legais, os presos foram encaminhados ao sistema prisional gaúcho.

Fonte: 19ªRP

Cecy Quadros Raicik

Reg. Prof. 6211

Arquivos anexos

Polícia Civil RS