Operação Inquietação Cristo Rex é deflagrada em São Leopoldo
Publicação:

Nesta quarta-feira (27), a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, em conjunto com a Brigada Militar e Guarda Civil Municipal, deflagrou a Operação Inquietação Cristo Rex – Fase I. A ação ocorreu em São Leopoldo e iniciou na parte da manhã, se estendendo até à noite.
Dentre os objetivos da operação estão identificar pessoas procuradas, através de buscas pessoais e veiculares; recuperar veículos furtados e/ou roubados; apreender drogas, armas e munições; verificar documentação de veículos e seus condutores; identificar possíveis pessoas desaparecidas e/ou procuradas; dar ênfase na verificação de documentos e condições de venda e transporte de produtos e animais protegidos pela legislação específica; e prestar apoio à fiscalização realizada por outros órgãos municipais, estaduais e federais.
Durante a operação foram realizadas 583 abordagens. Cinco pessoas foram presas, sendo duas prisões por tráfico de entorpecentes, dois foragidos recapturados e um preso por receptação. Foram apreendidas porções de maconha e cocaína e um carregador de pistola. Uma pessoa, que estava na condição de desaparecida, foi localizada. Durante a ação também foram recolhidos seis veículos por irregularidades, bem como quatro motoristas multados.
No transcorrer da operação, foi feito um zoneamento por bairros, que abrangeram o Centro, Fião, Padre Réus, São João Batista, Cristo Rei, Duque de Caxias, Santa Tereza, Morro do Espelho, Jardim América, São José, Rio Branco, Santo André, Pinheiro, Fazenda São Borja, Morro do Espelho, Jardim América, Rio dos Sinos, Santos Dumont, São Miguel, Vicentina, Campina, Scharlau, Arroio da Manteiga, Boa Vista, Feitoria, Campestre e Morro do Paula. Aproximadamente 90 servidores das três forças de segurança participaram da ação, que também contou com o emprego dos helicópteros da Polícia Civil e Brigada Militar, dando apoio aéreo.
Segundo o delegado Joel Oliveira, a operação está consubstanciada em informações trazidas pelos órgãos de inteligência que atuam na área onde está situada a cidade de São Leopoldo, bem como nas estatísticas relacionadas à criminalidade que ocorre diuturnamente na área onde está localizada a cidade, e também relacionada a fatos de repercussão ocorridos ultimamente.
Dados estatísticos nos meses de janeiro e fevereiro demonstraram que nesse período ocorreram 92 roubos a pedestres, em sua maioria na rua Bento Gonçalves, avenida São Borja, Mauá, nas proximidades da estação Rio dos Sinos e rua Marquês Herval, sendo que em direção à BR 116 foi onde se identificou a maior incidência do delito. Com a análise identificou-se também a ocorrência, no mesmo período, de 65 roubos de veículos, a maioria ocorrendo no centro da cidade.
“Da análise das ocorrências registradas na cidade de São Leopoldo, chegou-se à conclusão que a maior incidência delas ocorre no centro da cidade, no bairro Cristo Rei, Morro do Espelho, Scharlau e Morro do Paula”, disse o delegado.
Conforme o diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Eduardo Augusto de Moraes Hartz, ações como essas serão implementadas ao longo do ano nos demais municípios que integram a 3ª DPRM. “Operações integradas constam no planejamento administrativo-operacional da Polícia Civil na região”, afirmou Hartz.
Jorge Felipe
Taís Haussen