Operação El Presidente é deflagrada pela Polícia Civil
Publicação:

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (17/12), por intermédio da Delegacia de Polícia de Esteio, coordenada pelo Delegado Gabriel Lourenço, a Operação El Presidente com o objetivo de combater uma associação criminosa dedicada ao tráfico de drogas, que tem atuação nos municípios de Esteio e Sapucaia do Sul.
A ação ocorre em Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas, Gravataí, Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Nova Santa Rita e Tramandaí, mobilizando cerca de 200 policiais civis para o cumprimento de 74 ordens judiciais, incluindo 52 mandados de busca e apreensão e 22 prisões preventivas.
Até o momento, 22 pessoas foram presas. Dois veículos, arma de fogo, entorpecentes e celulares foram apreendidos.
As investigações tiveram início há cerca de um ano. Ao longo do trabalho investigativo, foram identificadas dezenas de pessoas que atuam no esquema criminoso, sobretudo na modalidade de tele-entrega de drogas, entre fornecedores, motoristas, responsáveis pela guarda e distribuição das drogas e operadores financeiros.
Durante a investigação, o principal alvo foi preso em função de um mandado de prisão preventiva expedido pela prática de um homicídio doloso consumado em Sapucaia do Sul. Na ocasião, foram apreendidos com o criminoso uma pistola cal. 9mm, 1kg de cocaína, além de diversos comprimidos de ecstasy.
Outros dois integrantes do esquema criminoso também foram presos ao longo da investigação. Desta vez, as prisões ocorreram na cidade de Amambaí, Mato Grosso do Sul, quando a dupla tentava levar 500kg de maconha até Esteio.
Os investigadores também apuraram que o grupo criminoso arregimenta pessoas com deficiência física para a prática do tráfico de drogas, com a finalidade de obstaculizar a atuação das forças de segurança. Durante o processo investigativo, também foi possível comprovar o vínculo associativo destes indivíduos, demonstrando a existência de uma estrutura organizada e um propósito comum entre os membros para a prática continuada do tráfico de drogas nos municípios de Esteio e Sapucaia do Sul.