Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Megaoperação Codesul II une quatro estados no combate ao crime organizado

Neste primeiro dia de operação, o prejuízo estimado para o crime organizado é de mais de R$ 800 mil

Publicação:

WhatsApp Image 2025 12 03 at 10 12 36
.

A megaoperação Codesul II, integrada pelas forças de segurança dos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina foi deflagrada nesta terça-feira (02/12). O objetivo principal é intensificar o combate ao crime organizado e garantir a segurança nas fronteiras e divisas estaduais durante o período que antecede o Natal. A Operação Codesul II mobiliza policiais, entre militares e civis, além de um vasto aparato logístico.

WhatsApp Image 2025 12 03 at 08 45 35
.

Esta ação conjunta visa criar uma faixa de proteção contra crimes interestaduais, transfronteiriços e transnacionais que tendem a aumentar nesta época do ano. O foco principal é o combate a ilícitos como tráfico de drogas e armas, contrabando e outros crimes que impactam diretamente a segurança pública e a realização do Natal.

PCRS
A participação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul conta com o emprego de um efetivo de 376 agentes e 133 viaturas que irão atuar em 21 regiões do interior gaúcho. A mobilização visa um combate ainda mais incisivo ao crime organizado, garantindo a segurança em pontos estratégicos do Estado.

Até o momento, foram apreendidas nove armas de fogo, 22 celulares, 495 munições, 33,39 quilos de cocaína, 2,7 quilos de pasta-base, 26 quilos de haxixe, 56,45 quilos de maconha, 24 quilos de skunk. Ao todo, 76 pessoas foram abordadas, 20 conduzidas à delegacia por mandado de prisão e 14 por outros motivos. Sete veículos foram apreendidos administrativamente e 13 abordados/fiscalizados. Neste primeiro dia de operação, o prejuízo estimado para o crime organizado é de mais de R$ 800 mil.

WhatsApp Image 2025 12 02 at 22 19 11
.

Além das delegacias regionais, a Operação Codesul II no RS conta com a participação especializada do Departamento Estadual de Investigação Criminal (DEIC), Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc) e Departamento de Polícia Metropolitana (DPM).

O aparato logístico da Polícia Civil Gaúcha inclui ainda a utilização de drones e cães farejadores, ferramentas essenciais no rastreamento e apreensão de ilícitos.

Polícia Civil RS