Inaugurados Núcleos do Programa Mediar em Três Passos, Panambi e Cruz Alta
Publicação:

Nessa quarta-feira (5), foram inaugurados três Núcleos de Mediação de Conflitos do Programa Mediar, nos seguintes órgãos policiais: 22ª Delegacia de Polícia Regional de Três Passos, Delegacia de Polícia de Panambi e na 5ª Delegacia de Polícia Regional Cruz Alta. A implantação dos núcleos dá continuidade a uma iniciativa da Polícia Civil que visa a expandir princípios da Justiça Restaurativa para todo o Estado.
O projeto foi transformado em programa da Polícia Civil, através da Portaria 168/2014 da Chefia de Polícia, com objetivo de avançar nos ideais de mediação não punitivas, sendo contraponto da Justiça Retributiva. A técnica deste processo nada mais é do que a aplicação do apaziguamento em conflitos, controvérsias e problemas, adequando-se assim, a uma tendência mundial, decorrente da evolução da cultura de participação, do diálogo e do consenso.
O chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, ressalta a importância do programa ao falar sobre os resultados obtidos desde a sua implantação, destacando o grande índice de resutibilidade e a baixa taxa de reincidência nos casos atendidos pelo programa.
Segundo Wendt, "os resultados obtidos motivam a ampliação do programa" e complementa dizendo: "Com a instalação destes três núcleos, Três Passos, Panambi e Cruz Alta, passamos de uma dezena instalados e vamos rumo a nossa meta final para 2017 que é chegar ao número de 50 Núcleos de Mediação instalados em todo o Estado.
Participaram das inaugurações os diretores regionais, delegados, autoridades locais e as que atuam nas áreas que serão abrangidas pelos Núcleos de Mediação.
Fabiano