Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Apresentação

Em 1995, no dia 27 de novembro, foi criado pelo Decreto nº. 36.309 o DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INVESTIGAÇÕES DO NARCOTRÁFICO - DENARC, órgão da execução da POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL e está subordinado diretamente ao Exmo. SR. Chefe de Polícia.

Sua atribuição é coordenar, fiscalizar e executar na área do Estado, em cooperação e concorrentemente com o DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL, órgão do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA/BRASIL, as atividades referentes à polícia judiciária nos delitos de tráfico e uso indevido de substâncias entorpecentes ou que determinem dependências física ou psíquica.

Em 1997, no dia 13 de março, com a edição do Decreto nº. 37.301, o DENARC teve sua estrutura orgânica estabelecida, muito embora já tivesse atuando há exatamente um ano.

Em 2001, com suas Divisões estruturadas e definidas e em pleno funcionamento, o DENARC parte para a ampliação de suas atividades, através da busca do comprometimento dos demais Órgãos Policiais do MINISTÉRIO PÚBLICO, do PODER JUDICIÁRIO e da COMUNIDADE, numa perfeita parceira para o enfrentamento contra o crime organizado que atua na área do narcotráfico.

Na sua estrutura, dispõe o DENARC de:

DIVISÃO DE INFORMAÇÕES CRIMINAIS - DIC, que tem como atribuição fundamental o serviço de análise criminal. Além do processamento de informações relativos à ação de narcotraficantes, mantém atualizado o banco de dados, bem como subsidia a área operacional da DINARC, e, ainda as DIVISÕES REGIONAIS METROPOLITANAS (DRMs) e as DELEGACIAS REGIONAIS DE POLÍCIA (DRPs).

DIVISÃO DE INVESTIGAÇÃO DE NARCOTRÁFICO - DINARC, tem a coordenação, operacionalidade e fiscalização, em âmbito estadual, das atividades de investigação de narcotráfico e executa esse trabalho através das cinco Delegacias Especializadas a ela subordinadas, tendo cada uma delas as seguintes áreas de atuação:

1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico - DIN: Operações Especiais

2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico - DIN: na Capital do Estado

3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico - DIN: na Região Metropolitana

4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico - DIN: no Interior do Estado

Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento – DPPA

Esta Divisão mantém uma equipe especializada no manejo de cães farejadores, que atuam na busca incessante de drogas nas operações realizadas pelas Especializadas e em apoio aos demais Departamentos da Polícia Civil.

DIVISÃO DE ASSESSORAMENTO ESPECIAL - DAE, vinculada ao Gabinete do Diretor, incumbida de dar assessoria nos assuntos de administração geral, jurídico, planejamento e técnico policiais.

DIVISÃO DE PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO - DIPE, voltada ao desenvolvimento de programas, cursos e palestras de prevenção à disseminação do tráfico e uso de drogas, atividade esta que aproxima o DENARC da comunidade.

Contato: denarc@pc.rs.gov.br

Fones: (51) 3288 9902   fax: (51) 3288 9908

Endereço: Av. Pres. Franklin Roosevelt, nº. 88 – Bairro Navegantes – POA/ RS

Polícia Civil RS