Delegado Bolívar Llantada participa de sessão na Câmara Municipal de Novo Hamburgo
Publicação:

A convite da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, o Títular da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, Delegado de Polícia Bolívar dos Reis Llantada, participou da sessão desta quinta-feira, 26, para falar sobre seu trabalho no Vale do Sinos. O convite partiu do Presidente da Câmara, senhor Leonardo Hoff.
O Delegado Bolívar Llantada falou sobre a instituição policial neste novo milênio. "Felizmente, ela rompeu com o passado ditatorial. E esperamos que esse passado nunca mais retorne." Segundo o delegado, hoje se prima pela prova técnica. Os policiais, disse, são orientados a não ter preconceitos, e muitos já concluíram curso superior, especialização, mestrado e até doutorado. O delegado afirmou ainda que, mais do que o combate à criminalidade, agora se trabalha com o controle dos níveis criminais. "O criminoso procede assim por algum motivo. Esse é o discurso que encara o delinquente como um ser humano. Hoje, ele está na vila. Amanhã, pelo efeito da droga, pode ser um de nossos filhos. Aí, vamos querer tudo aquilo que a lei tem de correto na aplicação da justa investigação e do justo julgamento. A balança não pode ter dois pesos e duas medidas." No seu discurso, o delegado apontou que a polícia não trabalha apenas com o crime violento, mas também com outros tipos de delito, como o controle do colarinho branco. Ele salientou que a sonegação fiscal, por exemplo, pode trazer muitos malefícios a uma região. O crime ambiental também está na mira da instituição, frisou.
Redução do índice de homicídios
O delegado elogiou o time de policiais que atuam na região. "Nós pretendemos, no final deste semestre, baixar - e muito - os patamares de homicídio. Em São Leopoldo e em Novo Hamburgo, queremos reduzir em 30%." Isso não só com ações repressivas, explicou, mas com projetos como os territórios da paz. Llantada disse que a queda do número de roubos de veículos já aparece nos jornais. A causa, ponderou, é a maior presença da polícia nas ruas. "O êxito do trabalho policial passa também pela união com a Brigada Militar, com respeito às atribuições de casa um." Ele citou ainda o poder judiciário e as forças armadas entre as parceiras do trabalho da polícia civil.
Fonte: Assessoria de Imprensa PC / Câmara Municipal NH
Maurício Marquardt