Delegacia de Polícia de Garibaldi inaugura sistema de monitoramento eletrônico por meio de tornozeleira eletrônica
Publicação:

A partir de abril deste ano, a Delegacia de Polícia de Garibaldi, de forma pioneira na região da serra, inaugurou o sistema de monitoramento eletrônico por meio da colocação de tornozeleiras eletrônicas, as quais rastreiam e informam a central sobre todos os deslocamentos realizados pelo agressor em tempo real.
As mulheres em situação de violência, por sua vez, recebem um dispositivo muito similar a um telefone celular, através do qual são imediatamente comunicadas sobre eventuais aproximações do agressor.
Segundo o Delegado Clóvis Rodrigues de Souza, titular da Delegacia de Polícia de Garibaldi, o equipamento também apresenta um botão de chamada de emergência e outro botão de gravação de vídeo de emergência, que devem ser utilizados sempre que a vítima tiver necessidade. A implementação do sistema de monitoramento de agressores de violência doméstica é mais um recurso utilizado pela Polícia Civil em busca da efetiva proteção conferida pela Lei Maria da Penha em Garibaldi.
O Delegado Clóvis ainda explica que a colocação da tornozeleira eletrônica é realizada pela Polícia Civil, assim como a entrega do dispositivo de segurança para as mulheres que se encontram em situação de violência. Já o monitoramento dos dispositivos é feito pela Brigada Militar.
Quanto ao procedimento da instalação da tornozeleira é bastante simples: basta colocá-la no agressor e cadastrá-la no sistema. Desta forma, já é possível visualizar a localização do monitorado.