Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Curso de Formação de Condutores de Cães Farejadores de Narcóticos é concluído

Publicação:

20160418115651capa.jpg
Curso de Formação de Condutores de Cães Farejadores de Narcóticos é concluído - Foto: Jorge Felipe | Polícia Civil | RS

Na manhã desta segunda-feira (18/04), aconteceu o encerramento do Curso de Formação de Condutores de Cães Farejadores de Narcóticos, nas dependências do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). O curso, que aconteceu de 04 a 18 de abril, foi organizado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol) e utilizou a estrutura do Denarc.

O curso tem por objetivo a formação de policiais cinotécnicos, para adestramento e condução de cães farejadores, bem como padronizar o emprego da ferramenta canina, visando garantir melhor desempenho e operacionalidade na execução das funções policiais. Desta forma, capacita-se o policial, ensinando-lhe técnicas de adestramento e condução, cuidados para utilização do instrumento canino no trabalho, como o que já ocorre nas principais instituições policiais do país e nas maiores do mundo. O cão é utilizado como uma das principais ferramentas de combate à criminalidade, não apenas no narcotráfico, mas também com cães farejadores de explosivos, cães de busca e resgate de pessoas, bem como em outros serviços ligados ou não à esfera policial.

Sete alunos concluiram o curso, sendo que quatro cães pertencentes a alunos foram utilizados durante as aulas, além de cães do Denarc e na presença de dois instrutores. O Diretor da Divisão de Ensino da Acadepol, Delegado Rafael Soccol Sobreiro, destacou a sinergia entre alunos, professores e cães, o que proporcionou o sucesso do curso e a possibilidade de atuar com esta ferramenta de investigação em suas delegacias. “Será realizada uma nova edição do curso ainda este ano, que ocorrerá de 02 a 16 de maio”, disse o delegado.

O encerramento do curso teve a presença do Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt, do Diretor da Acadepol, Delegado Francisco José Salatino Tubelo, do Diretor do Denarc, Delegado Odival de Souza Soares, e do Diretor de Investigações do Denarc, Delegado Mario Souza. Policiais civis e familiares também prestigiaram o evento. 

Fonte: Acadepol

Escrivão Jorge Felipe

CQR

 

 

Polícia Civil RS