Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chefe de Policia presente na reunião do governador do Estado com ministro argentino

Publicação:

20150312181423gd-20150311171306img-9463.jpg
evento - Foto: Palacio Piratini

O governador José Ivo Sartori reuniu-se com o ministro argentino de governo de Misiones, Jorge Daniel Franco, nesta quarta-feira (11), no Palácio Piratini. No encontro, as autoridades reafirmaram o interesse por ações de cooperação e trabalho conjunto, especialmente nas áreas de fronteira e da segurança pública.Franco destacou a forte ligação de seu país com o Rio Grande do Sul e ressaltou o gosto dos argentinos pelo Litoral gaúcho, como as relações culturais e econômicas já estabelecidas entre os estados. Na ocasião, Sartori recebeu convite oficial para visitar Misiones.

Após a reunião protocolar com o governador, a comitiva argentina reuniu-se com os responsáveis pela Segurança Pública no Estado. O encontro, no Salão Alberto Pasqualini, serviu para ajustar ações de combate à violência e delitos fronteiriços, uma parceria para o controle integrado na passagem de pessoas pela fronteira. Participaram do encontro o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, o chefe de Polícia, delegado Guilherme Wondracek, e o subcomandante da Brigada Militar, Paulo Moacir Stocker. Pelo país vizinho, o chefe de Polícia comissário-geral, Jorge Munaretto, secretário de Província, Rubén Oscar Bohn. Completa o grupo os assessores Cláudio Ludtke e Sérgio Enrique Engel.

Outra questão pertinente na atividade tratou de infraestrutura - no caso, a construção da ponte do Rio Uruguai, ação envolvendo outros estados brasileiros. O grupo pretende montar uma estratégia para avançar com a obra junto ao governo federal. Reunião semelhante como a desta quarta-feira com o Rio Grande do Sul já foi realizada com o governo de Santa Catarina. Vigora no país um sistema de cooperação entre as instituições de segurança do Brasil e da Argentina no sentido de combater os crimes de fronteira.

 

Fonte: Redação Palácio Piratini/ Coordenação de Comunicação

 

Polícia Civil RS