Cartório do Programa Mediar é inaugurado em Eldorado do Sul
Publicação:

Na tarde desta segunda-feira (31/10), na Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul, foi inaugurado o Cartório do Programa Mediar, iniciativa a qual visa expandir princípios da justiça restaurativa para todo o Estado.
Participaram da solenidade, além da coordenadora do Programa Mediar, delegada Sabrina Deffente, o Chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, o Subchefe de Polícia Leonel Fagundes Carivali, o Diretor do Departamento de Polícia Metropolitano delegado Fábio Motta Lopes, o delegado regional da 2ª DPRM delegado Cristiano Fiolic Alvarez; delegada titular da Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul, Patrícia Sanchotene Pacheco e que também coordenará o projeto no município; o Vice-prefeito Municipal de Eldorado do Sul, Senhor Domingos Sávio; o Presidente da Câmara Municipal de Eldorado do Sul, Vereador Francisco Alexandre Morfan e demais autoridades.
O projeto foi transformado em programa da Polícia Civil, através da Portaria 168/2014 da Chefia de Polícia, com objetivo de avançar nos ideais de mediação não punitivas, sendo contraponto da justiça retributiva. A técnica deste processo nada mais é do que a aplicação do apaziguamento em conflitos, controvérsias e problemas, adequando-se assim, a uma tendência mundial, decorrente da evolução da cultura de participação, do diálogo e do consenso.
Na oportunidade o Chefe de Polícia realizou a entrega de uma portaria de louvor à delegada Sabrina Deffente e ao inspetor de polícia Moyses Lopes Prates, idealizadores do Programa Mediar na Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Também receberam portaria de Louvor os policiais civis que participaram da elucidação da chacina ocorrida na cidade de Eldorado do Sul, em 06/06/2016, vitimando cinco pessoas. Foram eles a delegada Patrícia Sanchotene Pacheco e os Inspetores Luis Fernando Machado Batista, Rodrigo Fernandez Selistre, Diego de Vasconcellos Maués e Alessandro Maeda Dias.