Três pessoas são presas durante Operação Retirada, no combate ao roubo qualificado na forma tentada contra recicladora e tráfico
Publicação:
A Polícia Civil, através do Departamento de Investigações Criminais - Deic, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio e Serviços Delegados (DRCP), deflagrou na data de hoje, a Operação Retirada, dando cumprimento a oito medidas cautelares consistentes em mandados de busca e apreensão em três residências e um comércio, bem como quatro mandados de prisão temporária.
Na ação, três pessoas foram presas. Um deles, indivíduo com 37 anos de idade, já estava recolhido no sistema prisional, com antecedentes policiais por diversos crimes contra o patrimônio, os quais envolvem roubo de veículo, roubo de carga e roubo a estabelecimento comercial, além de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, desobediência e violência doméstica. O segundo indivíduo foi preso, com 37 anos de idade e possui antecedentes policiais por associação criminosa. O terceiro indivíduo preso tem 36 anos de idade e antecedentes policiais por receptação de veículo e tráfico de drogas, tendo sido preso em flagrante na manhã de hoje também por tráfico de drogas.
Entenda o caso:
Em fevereiro deste ano, seis indivíduos armados e trajando vestimentas da Polícia Civil, invadiram uma empresa especializada em reciclagem de materiais metálicos, com ênfase em cobre e alumínio, com sede no município de Cachoeirinha, na intenção de subtrair um caminhão de transporte de carga de cobre, que estava sendo carregado no momento da investida criminosa. Na ação, quatro indivíduos ingressaram no pátio da empresa, enquanto dois aguardavam, distribuídos em um veículo GM/Zafira e um caminhão para auxiliar na fuga.
O intento criminoso não foi exaurido pela investida do motorista do caminhão contra um dos assaltantes, bem como por uma ligação realizada pelo proprietário da empresa para um funcionário, visto que acompanhava a movimentação dos trabalhadores pelas câmeras de vigilância quando percebeu a presença de pessoas alheias ao recinto e em atos suspeitos. Neste instante, os assaltantes bateram em retirada pelos fundos da empresa, tendo a fuga sido apoiada pelo motorista do veículo GM/Zafira, enquanto o caminhão empreendeu em fuga por outra direção. Também prestou apoio na fuga um GM/Celta.
Iniciadas as investigações, foram coletadas imagens tanto da empresa quanto da via pública, onde foi possível identificar os proprietários dos veículos envolvidos e traçar a ligação entre os proprietários e possuidores, em conjunto com interceptações telefônicas e telemáticas, chegando, assim, a identificação de quatro dos seis autores do crime. Segundo o Delegado João Paulo de Abreu, também foi coletado material genético de uma máscara com a insígnia da Polícia Civil utilizada por um dos participantes da investida criminosa, para a qual se buscará comparação genética.
Além das prisões temporárias, o terceiro indivíduo capturado foi preso em flagrante por tráfico de drogas, tendo sito localizadas no interior de sua residência 60 “petecas” de cocaína, embaladas e acondicionadas em um malote, prontas para distribuição, bem como quatro buchas de insumos comumente utilizados para a mistura da droga e aumento de volume.
Os telefones celulares dos investigados foram apreendidos e serão analisados a fim de coleta de provas e identificação dos demais autores, dando prosseguimento às investigações.