Rio Grande do Sul sedia o 4º encontro da SULMaSSP
Primeiro dia do evento reuniu a cúpula da Segurança Pública de cinco estados brasileiros
Publicação:

Desde a tarde desta quarta-feira (14/05) até amanhã, Porto Alegre recebe o 4º encontro da SULMaSSP (bloco que congrega as Secretarias de Segurança Pública de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul). O primeiro dia do evento aconteceu na PUCRS e reuniu secretários e lideranças das forças de segurança dos respectivos estados para alinhar estratégias conjuntas de combate ao crime.
Na abertura do evento, o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, fez uma apresentação demonstrando os resultados do Programa RS Seguro, cujo diferencial é abranger as políticas sociais transversais que impactam na prevenção de crimes, além de tratar questões operacionais de combate a delitos.
Caron revelou que a escolha do mês de maio para fazer o evento na capital gaúcha se deu para agradecer o apoio de outros estados durante as enchentes de 2024. “Chegamos a ter mil integrantes de forças de segurança enviados por outros estados, além de viaturas, embarcações e helicópteros logo nos primeiros dias, o que nos permitiu salvar muitas vidas. Esse trabalho só foi possível graças a vocês”, agradeceu.
O secretário destacou que o SULMaSSP já vem apresentando grandes resultados e é uma honra o Rio Grande do Sul sediar o evento pela primeira vez: “Este encontro é para discutir assuntos operacionais, de inteligência, de investigação e de perícia nesses estados, que foram escolhidos estrategicamente porque tudo o que acontece em um deles acaba impactando nos outros”.
O representante da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de SP, tenente-coronel Rodrigo Garcia Vilardi, enfatizou o compromisso de combater o crime organizado: “As organizações criminosas são nossos inimigos declarados. A busca e a prisão dos comandantes do tráfico, assim como a asfixia financeira dessas organizações, vêm trazendo resultados. A chave disso está na integração”.
“Santa Catarina comemora números muito bons em segurança. Temos que tratar de inimigos comuns e unir esforços para combate-los e mitiga-los em nossos estados”, corroborou o secretário adjunto da SSP de Santa Catarina, coronel Sinval Santos da Silveira Júnior.
O secretário da SSP do Paraná, coronel Hudson Teixeira, salientou que essa integração promovida pelo SULMaSSP é importante para a segurança desses estados. “Assim como no Rio Grande do Sul, a partir do momento em que trabalhamos de forma integrada e conversamos periodicamente sobre redução de criminalidade, melhoramos os dados da segurança pública no Paraná”, avaliou.
Por fim, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, delegado Antonio Carlos Videira, defendeu que investimentos em inteligência produzem bons resultados e são essenciais. “As ações de segurança de nossos estados impactam em todo o Brasil. Temos fronteiras e litoral por onde podem adentrar todo tipo de ilícitos. Nosso trabalho produz efeitos para o país e para outros continentes também. Daí a importância do SULMaSSP”, concluiu.
O Encontro dos Secretários Estaduais da Segurança Pública prossegue na manhã desta quinta-feira (15/05), na sede da SSP-RS, e busca integrar as forças de segurança pública visando ações em conjunto, além de compartilhar políticas bem-sucedidas de cada estado.
Fonte: SSP-RS