Polícia Civil realiza ações de combate a crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher
As ações ocorreram no âmbito da Operação Carnaval Seguro
Publicação:
Nesta quinta-feira (11/02), a Polícia Civil, por meio da 1ª e da 2ª Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), realizou o “Dia D” da Operação Carnaval Seguro, com foco no enfrentamento à violência contra a mulher durante o período carnavalesco.
Durante as ações, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, efetuadas duas prisões preventivas e apuradas quatro denúncias relacionadas a crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.
A Operação Carnaval Seguro teve início no dia 1º de fevereiro e segue até o dia 18 de fevereiro, com o objetivo de intensificar ações preventivas e repressivas, assegurando que todas as mulheres possam vivenciar o período de Carnaval com segurança, dignidade e paz.
Segundo a delegada Thais Dequech, titular da 1ª DEAM, ao longo da operação, a Polícia Civil tem reforçado o atendimento nas DEAMs, intensificado diligências investigativas, cumprido medidas judiciais e ampliado as ações integradas com a rede de proteção. “Além disso, as equipes estão promovendo orientações, acolhimento e conscientização, fortalecendo a prevenção e o apoio às vítimas”, acrescentou a delegada.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres e destaca a importância da denúncia como ferramenta essencial no combate à violência. Casos de violência podem ser comunicados diretamente às Delegacias Especializadas ou por meio dos canais oficiais de denúncia.