Polícia Civil prende três pessoas em comunidade terapêutica clandestina em Viamão

-
Local apresentava poucos alimentos para os internos e condições insalubres. - Foto: PCRS

A Polícia Civil, através da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, deflagrou na tarde de quarta-feira (30/05) a Operação Fallere, no Bairro Vila Universal, em Viamão. No local funcionava uma comunidade terapêutica clandestina. Três pessoas, de 26, 27 e 35 anos, foram presas em flagrante por cárcere privado, associação criminosa, furto qualificado de energia elétrica, além de crimes contra idosos e contra as relações de consumo.

De acordo com a Delegada Jeiselaure de Souza, policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão foram acionados pela equipe da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Viamão que, durante diligências realizadas para averiguar o desaparecimento de duas mulheres, se depararam com a comunidade terapêutica clandestina. Eles receberam informações de que no local haviam idosos em situação de maus-tratos, pessoas mantidas em cárcere privado, além de outras situações suspeitas e condições insalubres.

-

Após averiguação preliminar, foi constatado que uma mulher, que inicialmente havia procurado tratamento na comunidade, estava sendo mantida sob cárcere privado. No local também estavam outros internos, incluindo idosos acamados, que não estavam tendo os cuidados básicos de saúde e higiene e apresentavam ferimentos expostos, decorrentes de doenças infecciosas não tratadas.

Os agentes também verificaram que haviam várias geladeiras no local e que todas estavam vazias, sendo que parte dos poucos alimentos à disposição dos internos no local estavam vencidos e eram impróprios para consumo. Foi constatado, ainda, a existência do furto de energia elétrica, com a ligação clandestina em dois medidores do local.

Além das prisões, foram apreendidos inúmeros cartões bancários e documentos assinados por idosos que eram internos do local.

A clínica foi interditada imediatamente pelos órgãos sanitários. As vítimas idosas foram encaminhadas pela SAMU para atendimento médico e depois para acolhimento institucional. Os outros acolhidos estão em local seguro.

De acordo com o Delegado Marcos Bottin, da DPHPP de Viamão, as mulheres que estavam desaparecidos foram encontradas em segurança e foi feito o devido registro de localização de ambas.

A ação foi desencadeada com o apoio da Prefeitura de Viamão, através da Divisão de Vigilância em Saúde, Assistência Social e CRM do Município, e também pelos funcionários da equipe terceirizada da CEEE/EQUATORIAL.