Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil inicia ciclo de palestras sobre violência doméstica e familiar em escolas de Dois Irmãos

Publicação:

WhatsApp Image 2023 12 05 at 23 14 23
Polícia Civil inicia ciclo de palestras sobre violência doméstica e familiar em escolas de Dois Irmãos

Na manhã desta terça-feira (05/12), a Polícia Civil esteve presente na Escola Paulo Arandt, no bairro São João, em Dois Irmãos. Representando a instituição, o Delegado Felipe Borba conversou com alunos do 6º ao 9º ano. O evento é promovido em alusão aos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, em parceria com a Coordenadoria da Mulher do município.

Neste ano, as palestras enfatizam o problema da cifra oculta em relação aos fatos que se enquadram na denominada Lei Maria da Penha. Destacando que a ampla maioria dos fatos configuradores de violência contra a mulher não chegam ao conhecimento dos órgãos policiais, a Polícia Civil procura estimular a reflexão dos jovens sobre o assunto, a fim de que não perpetuem atos discriminatórios, estimulem as vítimas a procurarem auxílio e colaborem com denúncias.

Segundo o Delegado Borba, diversos fatores acabam contribuindo para que os crimes praticados contra as mulheres escapem das estatísticas oficiais: trata-se de crime comumente praticado dentro de casa, sem testemunhas; as vítimas possuem medo do agressor, principalmente de que venham a concretizar o conteúdo das ameaças; desconhecimento por parte das vítimas sobre os mecanismos de proteção previstos em lei e existentes na estrutura estatal; receio de sofrer discriminação ou suportar algum constrangimento por eventual preconceito social sobre a sua condição; vulnerabilidade psicológica intensa, com incapacidade de resistir ou de buscar apoio; normalização da violência, não reconhecendo os atos como abusivos; dependência financeira, não vislumbrando perspectivas de vida economicamente sustentável fora daquela relação.

“Quanto mais inferiorizada, humilhada, menosprezada e violentada é a mulher, menor costuma ser sua capacidade de buscar qualquer tipo de auxílio. Não podemos, portanto, apenas esperar que as vítimas tomem a iniciativa de registrar ocorrência policial. É preciso denunciar”, destacou o Delegado Borba.

Outras palestras ocorrerão também em diferentes turnos. Qualquer instituição que tenha interesse nas palestras, pode contatar a Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, pelo telefone 51 3564-1190 ou WhatsApp 51 98543-7318.

Polícia Civil RS