Polícia Civil inaugura quinquagésima Sala das Margaridas em Capão da Canoa
Unidade de número 50 é a primeira inaugurada em 2022 e a segunda no litoral norte do estado
Publicação:

O número 50 marca mais uma conquista do projeto que mudou a relação da Polícia Civil com mulheres vítimas de violência. Na sexta-feira (11), junto da inauguração da nova sede da Delegacia de Polícia de Capão da Canoa, no litoral norte, a Instituição oficializou a instalação da quinquagésima Sala das Margaridas no estado, a primeira de 2022 e a segunda do litoral gaúcho – outra está instalada na Delegacia de Polícia de Torres.
O espaço reservado, dedicado exclusivamente a vítimas de violência doméstica e seus filhos, tem como principal objetivo acolher e encorajar mulheres no processo de rompimento do ciclo de violência. De maneira privativa e sem que a vítima tenha que reviver o trauma infligido pelo agressor, as salas são equipadas para o registro de ocorrência, realização de oitivas e todas as demais ações que fazem parte da Lei Maria da Penha, como o pedido de medidas protetivas.

Além de agentes policiais treinados para o atendimento desse tipo de crime, as unidades oferecem apoio de psicólogos e assistentes sociais. “Não é à toa que a Sala das Margaridas é considerada hoje umas das principais políticas da Instituição no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. E não é à toa que na figura de Chefe de Polícia Civil eu tenha como prioridade a multiplicação desses espaços e o treinamento contínuo dos agentes ali lotados”, considera a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor.
A primeira Margarida
A 2.503km de Capão da Canoa e menos de 3 anos atrás, em agosto de 2019, florescia a primeira Sala das Margaridas, em Santiago, na região das Missões. Na época, a cidade foi escolhida para o piloto de um projeto que ainda não se sabia o tamanho da benfeitoria que viria a realizar às mulheres vítimas de violência. Não precisou de muito – apenas 2 meses – para que uma nova unidade fosse instalada, agora em Montenegro. A partir daí, novas unidades passaram a ser criadas ao redor do estado e mais mulheres atendidas a partir dessa nova ótica proporcionada pelas Salas das Margaridas.
As Margaridas pelo Rio Grande do Sul
Unidades foram instaladas em Porto Alegre (1ª Deam de POA); Sapucaia do Sul (1º DP); Viamão, Gravataí, Alvorada, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Montenegro, Taquara, Santa Maria, Uruguaiana, Cruz Alta, Passo Fundo, Rio Grande, Farroupilha, Caxias do Sul, Bagé, Santa Rosa, Santana do Livramento, Lagoa Vermelha, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Lajeado, Santiago, Cachoeira do Sul, São Borja, Soledade, Vacaria, Ijuí, Carazinho e Camaquã (DPPA); Esteio, Campo Bom, Parobé, Marau, Panambi, Erval Seco, Torres, Constantina, Ibirubá, Arvorezinha, Caçapava do Sul, Três Coroas, Bento Gonçalves, Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Tapera, Espumoso e Capão da Canoa (DP).