Polícia Civil inaugura DPPA e Sala das Margaridas em Frederico Westphalen
Espaços buscam ampliar e qualificar o atendimento à população
Publicação:

Duas novas estruturas foram entregues aos servidores da Polícia Civil e à comunidade regional de Frederico Westphalen, no norte do Estado. Nesta quarta-feira (13), foi inaugurado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e a Sala das Margaridas do município.
Além da inauguração dos novos espaços, o ato marca o início dos serviços da DPPA no município, agilizando e melhorando os atendimentos à comunidade local e regional, já que o atendimento também abrangerá 16 municípios próximos a sua sede, em Frederico Westphalen.
“O compromisso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul vai muito além do espaço físico, mas a transformação real está no preparo dos nossos profissionais. São colegas que foram capacitados para atuarem nestes novos espaços, tanto da DPPA, mas em especial na Sala das Margaridas, que demanda um atendimento diferenciado. Os profissionais que irão atuar estão treinados para ouvir com empatia, acolher com responsabilidade e agir com firmeza diante de cada denúncia realizada”, destaca a Subchefe de Polícia, Delegada Adriana Regina da Costa.

O Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Delegado Cleber dos Santos Lima frisa o atendimento humanizado que as estruturas irão prestar à comunidade. “Espero que a população veja nestas duas estruturas, a DPPA e a Sala das Margaridas, um local de atendimento humanizado e dedicado ao acolhimento de suas demandas, permitindo à Polícia Civil melhorar seu trabalho”, ressalta o Diretor.
O projeto dos novos espaços da Polícia Civil teve apoio irrestrito do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e da Chefia de Polícia, além de contar com apoios financeiros através do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Frederico Westphalen, Poder Judiciário e Ministério Público.
Sala das Margaridas
Além do início dos serviços da DPPA, a estrutura da Polícia Civil no município passa a contar com a Sala das Margaridas, um espaço projetado para acolher de forma humanizada as mulheres em situação de violência. No espaço, as mulheres podem efetuar o registro da ocorrência policial, oitivas, solicitações de medidas protetivas de urgência, além de outros encaminhamentos previstos pela Lei Maria da Penha, com atendimento preferencial por uma policial do sexo feminino.
“Este é um dia histórico para nós da 14ª DPRI, pois é a concretização de um sonho antigo. A Sala das Margaridas não é só um espaço físico, pois ela representa o acolhimento especializado a mulheres, crianças e demais vítimas vulneráveis, oferecendo privacidade, segurança e dignidade no momento em que elas mais precisam”, enfatiza a Delegada titular da 14ª DPRI, Delegada Aline Dequi Palma.

A estrutura teve o apoio de empresas para ser edificada. Com esta inauguração, a Polícia Civil gaúcha passa a ter 92 Salas das Margaridas.
Participaram do ato a Subchefe de Polícia, Delegada Adriana Regina da Costa; o Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Delegado Cleber dos Santos Lima; a Diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, Delegada Waleska Alvarenga; a Diretora da 14ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (14ª DPRI), Delegada Aline Dequi Palma; e demais delegados regionais, além da deputada estadual, Nadine Anflor, representando a Assembleia Legislativa e o prefeito de Frederico Westphalen, Orlandi Girardi, entre outras autoridades.