Polícia Civil Inaugura Delegacia de Repressão aos Crimes de Lavagem de Dinheiro DRLD/DHPP

- - Foto: PCRS
Por PCRS

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Rio Grande do Sul passa contar, a partir desta terça-feira (5/9), com uma Delegacia de Polícia especializada em investigar crimes relacionados à lavagem de capitais. A Delegacia de Polícia de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD) do departamento foi oficialmente inaugurada nesta tarde, em cerimônia realizada na Cidade da Polícia, em Porto Alegre, durante a 4ª edição do Seminário do DHPP.

Criada por meio da Portaria 147/2023, a nova Delegacia, a primeira do tipo a funcionar no DHPP, se insere em uma estratégia de intensificar o combate a esse tipo de crime no Rio Grande do Sul.

A investigação especializada sobre os caminhos percorridos pelo dinheiro ilícito também deve se refletir diretamente na resolutividade dos crimes de homicídio do estado. O trabalho permitirá não apenas a responsabilização criminal de executores, mas também dos mandantes, garantindo maior eficiência da Polícia Civil contra o crime organizado.

O Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, ressaltou a importância da descapitalização financeira nas investigações de lavagem de dinheiro, não apenas efetuando apreensões, prisões e sequestro de bens, como também identificando bens dissimulados a fim de enfraquecer o crime organizado.

Dentro do DHPP, o objetivo é que a unidade especializada se torne mais um instrumento de combate aos grupos criminosos e, por consequência, de redução dos homicídios. Atualmente esses grupos têm na incorporação de valores ilícitos um dos principais mecanismos para se manterem em atividade e estão por trás de um número significativo de crimes letais.

“A maior parte dos homicídios é cometido pelo crime organizado. Em Porto Alegre, esse número chega a quase 80%. No primeiro semestre de 2023, por exemplo, 79,85% dos crimes de homicídio investigados foram praticados por indivíduos com participação em organizações criminosas.”, explicou o Diretor do DHPP, Delegado Mario Souza.

Após a inauguração, as atividades da Delegacia iniciarão imediatamente. A DP, que ficará sediada na Cidade da Polícia, terá com titular do Delegado Marcus Viafore. Durante a inauguração, ele destacou que a criação da nova Delegacia é um passo pioneiro e de grande importância para a Polícia Civil.

A solenidade contou também com a presença do Subchefe de Polícia, Delegado Heraldo Guerreiro; secretário de segurança de Porto Alegre, cel. Alexandre Aragon, representando o prefeito Sebastião Melo; exmo. magistrados, Dr. Thomas Schons e Dra. Betina Mühle; exmo. promotores de justiça, Dr. Rafael Gonçalves e Dr. Leonardo Souza; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, cel. Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, representado pelo tenente-coronel Marcelo Soares, comandante do 1º Batalão de Bombeiro Militar; secretário de segurança de Canoas, delegado Guilherme Pacífico; diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegada Adriana Regina da Costa; diretor do Departamento de Tecnologia da Informação Policial (DTIP), delegado Antônio Vicente Vargas Nunes; diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar, tenente-coronel Jorge Dirceu; demais delegados e agentes policiais; representantes de poderes legislativo, executivo e judiciário; representantes de entidades de classe e membros da imprensa.